domingo, 13 de novembro de 2011

Alimentos integrais


Eles têm mais vitaminas, minerais e ainda aumentam a sensação de saciedade


Muitas vezes o corre corre diário dificulta uma alimentação de qualidade fora de casa. Na hora da fome, não é difícil apelar para um lanche rápido, cheio de gorduras, certo? Não mais. As versões integrais de pastéis, empadas e sanduíches caíram nas graças de quem se preocupa com a saúde sem abrir mão do sabor. E andam fazendo o maior sucesso.

A publicitária Mônica Chagas, de 32 anos, não dispensa o lanche saudável. E faz a cabeça das amigas para embarcarem nessa onda. "Sempre busco os integrais nas lanchonetes e incentivo quem está comigo a provar. Até agora todo mundo gostou e aderiu", conta.

De acordo com Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde, o acesso às informações sobre os valores nutricionais e os benefícios ao organismo faz com que a substituição da farinha branca pela integral seja uma tendência. "Lanches feitos com ingredientes integrais como as barras de cereais, sanduíches e salgados feitos com farinha integral, granola, cookies integrais, são opções muito mais saudáveis devido ao maior teor de fibras, vitaminas, minerais, substâncias antioxidantes, e menor teor de gorduras saturadas e trans", explica a especialista.

Para Rafaela Gomes, administradora de 28 anos e fã da alimentação integral, a vantagem é também estética. "Verão remete à praia, corpos mais expostos. Para isso a gente tem que estar em dia com a silhueta. A alimentação integral traz diversos benefícios e um deles é o melhor funcionamento do intestino. Assim, diminui aquele inchaço na região da barriga".

Quanto mais cedo, melhor

Ótimo seria se a moda chegasse às cantinas escolares. Se desde cedo os alimentos integrais fizessem parte de uma dieta diária, poderiam, em longo prazo, reduzir as chances de diabetes, obesidade, dislipidemias, doenças coronárias e até câncer. "O consumo regular auxilia na redução dos níveis de colesterol e glicose, melhora o funcionamento intestinal, diminui o risco de câncer, pois têm alta proteção antioxidante e diminui o teor de gordura, principalmente saturada", lista Bruna.
VIDEO: Uma receita fácil de muffin de aveia e mel para fazer com a criançada
Atenção às calorias

Quem trava batalhas diárias com a balança deve ficar atento: os lanches integrais têm a mesma quantidade de calorias que os produzidos com farinha branca. A diferença é que, por não passarem pelo processo de refinamento, os cereais integrais não sofrem alteração em sua estrutura, contendo todas as partes do grão.

As versões integrais dos lanches possibilitam melhor aproveitamento dos nutrientes e têm maior quantidade de vitaminas B, B2, B5, B6 e de minerais como o fósforo e ferro. O auxílio no emagrecimento se dá por causa do alto teor de fibras e carboidratos complexos. "Eles causam a sensação de saciedade, reduzindo o apetite", diz a nutricionista. Só cuidado para não exagerar: o excesso provoca gases. "E há contraindicação para pessoas que tenham algum tipo de doença intestinal como obstrução intestinal, doenças inflamatórias intestinais, entre outras", alerta Bruna.

A ótima notícia é que os salgados integrais encontrados à venda são assados e os recheios, leves: legumes, palmito, ricota, brócolis, espinafre e alguns tipos de brotos. Já os sanduíches, velhos conhecidos da geração saúde, têm versões mais protéicas com frango e peito de peru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário