sábado, 27 de agosto de 2011

Dicionário de Ciências


Dicionário de Ciências

ADN:
Ácido desoxirribonucléico. Moléculas em forma de hélice dupla, situadas nos cromossomos. São o código para a produção de todas as proteínas e substâncias químicas que determinam as inúmeras funções do organismo vivo.
AIDS:
Sigla em inglês da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, provocada pela ação do vírus HIV.
ANTICORPOS:
Substância produzida pelo organismo, para neutralizar e eliminar os antígenos. O organismo produz um tipo de anticorpo para cada tipo de antígeno.
ANTÍGENO:
São os agentes invasores do corpo. Qualquer elemento estranho que entre no corpo, provocando a reação imediata do sistema de defesas.
ARN:
Ácido ribonucléico. Moléculas em forma de hélice simples, situadas fora dos cromossomos , que têm a função de transportar as mensagens genéticas, além de atuar na síntese das proteínas.
ARTÉRIAS:
Vasos que levam o sangue para fora do coração. Em geral, levam o sangue oxigenado (arterial) – exceto quando vão para os alvéolos do pulmão; neste caso transportam sangue rico em gás carbônico (venoso). As artérias não possuem válvulas , pois a força do impulso dado à corrente sanguínea pelo coração, impede o sangue volte atrás.
ASSINTOMÁTICOS:
Pessoa infectada por um agente infeccioso (microorganismo, toxina, etc), mas que não apresenta nenhum sintoma da doença provocada por ele.
CANAIS DEFERENTES :
Pequenos dutos (são dois) que vão dos testículos à próstata, onde passa o sêmem durante a ejaculação.
CAPILARES:
Tanto as artérias quanto as veias, nos seus extremos, (nos alvéolos e nos tecidos do corpo) se tornam finíssimas (como cabelos) e se juntam, possibilitando a circularidade da corrente sanguínea. Nos capilares é que ocorrem as trocas de substâncias com as células.
CÉLULA:
Unidade básica da vida, que contém cromossomos e fábricas de proteínas, entre outros elementos.
CLITÓRIS:
Pequena protuberância sensível e erétil (que fica enrijecida), localizada acima do orifício vaginal; local de grande excitação. Tem a mesma origem embrionária do pênis.
CORPOS CAVERNOSOS :
Tecido esponjoso localizado dentro do pênis; enche-se de sangue quando há excitação, fazendo-o aumentar de volume e enrijecer-se.
CROMOSSOMOS:
Filamentos localizados no núcleo das células, que contém ADN; os humanos possuem 23 pares(46), metade herdada do pai e metade da mãe.
ESPERMA:
Líquido leitoso, espesso e viscoso, contendo os espermatozóides e os elementos necessários à sua manutenção, antes da fecundação.
EPIDEMIA :
Desenvolvimento de uma doença infecciosa e transmissível que atinge um grande número de pessoas, ao mesmo tempo, em determinado meio.
ESPERMATOZÓIDES:
Células masculinas de reprodução, com 23 cromossomos, formadas por um corpo ovóide, ligeiramente pontudo, e uma cauda (flagelo), cujos movimentos são responsáveis pela sua locomoção. Os espermatozóides são produzidos nos testículos e armazenados no epidídimo(ambos na bolsa escrotal), de onde só saem no momento da ejaculação.
FAGOCITOSE:
Meio pelo qual os macrófagos e outras células de defesa envolvem e neutralizam os antígenos.
GENES:
Segmento de ADN, que contém as instruções para a produção de determinada proteína. Cada função é determinada por um gene diferente. Um gene prejudicado pode causar doenças.
IMUNOCOMPETENTE:
Pessoa que tem o seu sistema imunitário em perfeito funcionamento.
IMUNODEFICIENTE:
Pessoa que tem o seu sistema imunitário afetado, ou mal formado; incapaz de defender o organismo contra as infecções.
LEUCÓCITOS:
São todos o glóbulos brancos – responsáveis pelo sistema de defesas.
HIV:
Human Immunodeficiency Virus (Vírus da Imunideficiência Humana) designação internacional do vírus que provoca AIDS.
GRANDES LÁBIOS:
Pregas simétricas da pele da vulva que ( como lábios) fazem o limite entre a pele (externa) e a mucosa (interna). Sua função é protetora. É a parte mais exterior da vulva.
HEMÁCIAS:
Glóbulos vermelhos do sangue; sua cor deve-se fundamentalmente à presença de hemoglobina na sua estrutura – elemento indispensável para a fixação do oxigênio e do gás carbônico que elas transportam.
LINFÓCITOS:
Glóbulos brancos mononucleares (com um núcleo só), especializados na estruturação organizada do sistema imunitário. Existem dois tipos: B e T.
LINFÓCITOS T4:
Tipo de linfócitoT, responsável pela análise do antígeno e pela mobilização do sistema imunitário.
MACRÓFAGOS:
Glóbulos brancos maiores do que os linfócitos, responsáveis pela fagocitose de qualquer antígeno e pela produção do material de análise utilizado pelos linfócitos T4, na defesa contra eles.
MENSTRUAÇÃO:
Eliminação de parte da parede do útero, preparada para a fecundação que não houve. Ela então se descama e sangra. O fenômeno tem este nome porque ocorre a cada mês aproximadamente (28 dias).
MONTE DE VÊNUS:
É uma proeminência coberta de pêlos, rica em tecido gorduroso, situada acima da vulva.
OVÁRIOS:
Glândulas (são duas) do aparelho reprodutor feminino, situadas simetricamente acima do útero. Nos ovários são produzidos e armazenados os óvulos.
OVULAÇÃO:
Fenômeno de deslocamento de um dos óvulos, armazenados nos ovários, através de uma das trompas. A ovulação caracteriza o período fértil da mulher.
ÓVULOS:
Células reprodutivas femininas, com apenas 23 cromossomos, de forma esférica e muito maiores do que os espermatozóides. São produzidos e ficam armazenados nos ovários. Ao contrário dos espermatozóides, que são fabricados durante a sua vida fértil.
PÊNIS:
Elemento muscular, sensível e erétil, integrante do aparelho reprodutor masculino; é composto de glande (cabeça) e corpo. A glande é recoberta parcialmente por uma pele chamada prepúcio.
PEQUENOS LÁBIOS :
Par de pregas na mucosa externa da vulva; são simétricos, como os grandes lábios, porém menores e mais internos. Sua função também é protetora.
PRÓSTATA:
(ou glândula prostática) Orgão do aparelho reprodutor masculino. Glândula situada abaixo da bexiga, responsável pela correção da acidez do sêmem e pela liquidez e volume.
SÍNDROME:
Conjunto de sinais e sintomas que caracterizam determinadas doenças.
SINTOMAS:
Sinais de alteração no funcionamento normal do organismo(febre, manchas na pele, língua, dores, etc.) que orientam na descoberta da causa da disfunção (diagnóstico).
SISTEMA IMUNITÁRIO:
Sistema que capacita os organismos a identificarem e neutralizarem qualquer antígeno. Seus principais componentes são os linfócitos.
SOROPOSITIVO:
Pessoa cuja testagem do sangue demonstra a presença de anticorpos contra determinada infecção, ou a presença dos próprios antígenos desta infecção.
TESTÍCULOS:
Glândulas do aparelho reprodutor masculino(são duas) situadas na bolsa escrotal (saco), onde são produzidos os espermatozóides.
TROMPAS:
Órgãos do aparelho reprodutor feminino (são dois). Canais de ligação entre os ovários e o útero. Local onde geralmente se dá a fecundação.
ÚTERO:
Órgão muscular com grande capacidade de dilatação, cuja função principal é acolher o embrião, durante a gravidez. Tem a forma aproximada de uma pera de cabeça para baixo. Liga-se aos ovários, através das trompas e à vagina, pelo canal do parto.
VAGINA:
Canal que liga a vulva ao útero. É o órgão feminino da cópula. Durante a fase de excitação, aumenta de comprimento e se lubrifica (fica molhada), sua porção posterior (fundo da vagina) se dilata, enquanto a porção anterior (entrada) se estreita e se contrai durante o orgasmo.
VEIAS:
Vasos que trazem o sangue ao coração. Normalmente carregam sangue rico em gás carbônico (venosos) – exceto quando vêm dos alvéolos dos pulmões; neste caso trazem sangue oxigenado (arterial) As veias têm um sistema de válvulas que impede o sangue de refluir (voltar), já que elas não têm ajuda do bombeamento do coração, pois fazem o caminho inverso nas artérias, indo na direção dele.
VULVA:
Conjunto dos órgãos genitais externos femininos. Fazem parte da vulva, grandes lábios, pequenos lábios, clitóris, abertura externa da uretra, abertura da vagina, os bulbos da vagina e as glândulas vulvovaginais ou de Bartholin.


Liliane

Nenhum comentário:

Postar um comentário