sábado, 27 de agosto de 2011

Suor não emagrece



Você já viu alguém correr de agasalho no calor?
Certamente sim. Há muita gente que pensa que fazer sauna vai ajudar a perder peso. Esse é um mito antigo, mas responsável por muitas confusões ainda hoje. Então vamos entender de uma vez por todas: qual a relação entre o calor produzido durante o exercício físico e o suor?
Segundo o fisiologista Turibio Leite de Barros Neto, professor da Unifesp e membro do comitê científico da Ethika, os substratos energéticos provenientes dos alimentos, principalmente a glicose e as gorduras, são "queimados" com oxigênio nas células musculares em uma série de reações químicas que originam a energia que vai proporcionar aos músculos condições de se contrair e portanto realizar os movimentos. Como parte desta energia se transforma em calor, ela tenderia a aumentar a temperatura corporal. Então, para impedir que isso ocorra, o corpo utiliza o mecanismo da sudorese, ou seja, o suor produzido reflete a tentativa do organismo em se resfriar para evitar o aumento da temperatura.
"Esse suor é fundamental para evitar uma "febre" durante o exercício. Dificultar a perda de calor, usando, por exemplo, um agasalho incompatível, não vai aumentar a queima de glicose e gorduras, irá aumentar a perda de água e eletrólitos, comprometendo a integridade dos líquidos corporais", ressalta o especialista.
A ideia de quanto maior a quantidade de suor maior será a queima de calorias é, portanto, equivocada. É mito. Então, deixe o agasalho em casa, abandone a preguiça e vai queimar glicose e gordura da melhor maneira possível: praticando exercícios físicos.
Por: Nutricionista Tatiane Trevilato de Brito Graduada em Nutrição e Metabolismo pela USP Especialista em Diabetes e Hipertensão CRN3-26450 E-mail: tatianetrevilato_nutricionista@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário