sábado, 24 de setembro de 2011

Acelere o seu metabolismo

Acelere o seu metabolismo


bolsademulher

Alimentos termogênicos ajudam o corpo a queimar mais calorias

Quando se está de dieta, toda ajuda é bem-vinda. Quem está com dificuldade de enxugar as gordurinhas mais teimosas ou quer apenas acelerar o processo de emagrecimento pode se beneficiar de alimentos que aumentam o metabolismo, são os chamados termogênicos. Canela, gengibre, mostarda, couve, pimenta, chá verde... Todos eles têm a capacidade de nos ajudar a queimar as gorduras, transformando-as em energia. Um prato cheio para acabar com as calorias extras até mesmo em repouso.

Ficou desconfiada? A médica endocrinologista Michelle França explica que todo alimento necessita de energia, leia-se calorias, para a sua digestão. No entanto, alguns precisam de mais energia (ou mais calorias) do que outros para serem digeridos, por isso eles são mais termogênicos. “Os carboidratos e as proteínas, por exemplo, são mais termogênicos do que as gorduras”, revela a médica.

Entre os principais queimadores de gordura estão as pimentas vermelhas, os pimentões, o chá verde, a couve, o brócolis, o guaraná, a mostarda, o gengibre, a canela, o kiwi, a maçã, a acelga, a gordura do coco, o vinagre de maçã, a linhaça e até a água gelada. O ideal é incluir pequenas porções desses alimentos no seu dia-a-dia. Uma xícara de chá verde após as refeições, sucos com gengibre ou frutas salpicadas com canela são algumas das formas mais fáceis de adicioná-los ao cardápio.

Além dos termogênicos mais conhecidos, a nutricionista Liliane Moitinho, da Clínica Juvenesse, no Rio, também recomenda a inclusão de algas na dieta, pois elas também exercem o papel de queimadoras de gordura. "Algumas algas, como a chlorella, são ricas em vitaminas e minerais, regulando o metabolismo sem causar efeitos colaterais. Com moderação, podem ser usadas em qualquer dieta. Minha única ressalva é consumi-las em meses alternados para não sobrecarregar o organismo", revela Liliane.


Em uma dieta balanceada, os termogênicos aceleram o processo de emagrecimento, mas, sozinhos, não têm nenhum efeito no organismo. Portanto, não adianta só se alimentar de couve e beber litros de chá verde. "Eles precisam ser associados a uma alimentação saudável e a uma rotina de exercícios", avalia Liliane. A especialista lembra que os termogênicos têm mais efeito se fizerem parte de uma dieta rica em frutas, vegetais, cereais integrais e proteínas magras.

Para quem se interessou pelo assunto, a nutricionista indica um suco desintoxicante com termogênicos que equilibram o metabolismo. Ela ensina: "Bata na centrífuga três cenouras sem casca, duas maçãs sem casca, um pedaço pequeno de gengibre, uma folha de couve, um punhado de hortelã e um talo de salsão, e beba em jejum pela manhã. A mistura serve para acalmar o fígado e faz o organismo como um todo funcionar melhor".
“O consumo dos termogênicos também não é indicado à noite, pois podem provocar insônia e nervosismo”


Apesar de naturais, esses alimentos não são indicados para todos. Pessoas com o aparelho digestivo sensível não devem usar os condimentos fortes, como a pimenta e o gengibre. "O consumo dos termogênicos também não é indicado à noite, pois podem provocar insônia e nervosismo", avisa a nutricionista Danielle Resende.

Esses alimentos também estão se tornando poderosos aliados na luta contra a atual epidemia de obesidade. "Em função do problema, que já é mundial, os especialistas estão prestando mais atenção à ação dos termogênicos. No futuro, além de medicamentos que auxiliem o emagrecimento, vamos ver novos produtos feitos para favorecer a termogênese", vislumbra Danielle Resende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário