domingo, 11 de setembro de 2011

Oito mitos sobre cabelos


8 mitos sobre cabelos
Autor: SUPER_MARKET
Lavar a cabeça todos os dias provoca queda? Cortar ajuda no combate à queda? Se estas dúvidas te atormentam, está na hora de rever seus conceitos


Perguntamos para o dermatologista Arthur Tykocinski, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, quais são os maiores mitos com relação às suas madeixas. Você vai ver que muito do que as pessoas falam por aí são grandes besteiras...


1- Lavar os cabelos todos os dias aumenta a queda.
MITO. Lavar ajuda a soltar os fios que já estão em fase de queda e que irão cair de qualquer forma. Não é verdade que a água faz com que eles caiam. É bom lembrar também que há fases em que os cabelos caiem mais do que outras, o que é absolutamente normal.

2- Cortar regularmente evita a queda.
MITO. O cabelo curto modifica o visual, mas não influi na queda. Na verdade, os fios são um pouco mais grossos na base do que na ponta, o que pode deixar o cabelo mais volumoso, temporariamente, depois do corte.

3- Alguns esportes danificam os fios.
MITO. Atividades esportivas só trazem benefícios. Atletas com tendência à calvície ficarão calvos independentemente do esporte ou atividade física.

4- A caspa não influi na queda.
MITO. A dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, caracteriza-se por uma oleosidade excessiva (seborréia) no couro cabeludo, seguida por inflamação e descamação. A inflamação (irritação) produz uma vermelhidão e sensibilidade no couro cabeludo, enquanto a descamação pode variar de finas escamas (lembrando polvilho) à intensa, formando crostas, muitas vezes aderidas e que ao serem removidas deixam o couro cabeludo ferido. Pode associar-se à alopecia androgenética, acelerando a perda capilar. Ao enxaguarmos os cabelos, o ideal é remover os condicionadores completamente dando atenção ao couro cabeludo (resíduos podem ocasionar caspa). Fora isso, o estresse é um dos mais importantes fatores desencadeantes desse quadro. Outro fator é o aumento do número de fungos usuais do couro cabeludo. Para o tratamento, utilizamos xampus antiinflamatórios, antifúngicos, normalizadores da descamação ou tudo isso associado.

5- A água do mar não é boa para os cabelos oleosos.
MITO. Sendo na medida certa, tanto a água do mar como o sol, ajudam a diminuir a oleosidade, mas não interferem na queda.

6- Se o fio branco for arrancando, outro nascerá preto.
MITO. O cabelo fica branco quando as células próximas das raízes não conseguem fabricar o pigmento melanina, que dá cor aos fios. Em geral, é condição geneticamente determinada. E não adianta arrancar...

7- O cabelo não cresce mais rápido no verão.
MITO. O sol estimula alguns hormônios, como a prolactina e a melatonina. Dessa forma, o bulbo capilar "trabalha" mais, acelerando o crescimento dos fios.

8- O excesso de testosterona tem relação com a perda de cabelo. Isso faz dos carecas homens mais potentes.
MITO. A perda de cabelo não é desencadeada pelo aumento na produção de hormônios masculinos. Na verdade, o aumento da enzima 5 alfa-redutase, determinada geneticamente, é que favorece à queda. Sem falar que esta enzima não está ligada à virilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário