domingo, 11 de setembro de 2011

Por dentro da pele

Por dentro da pele
Autor: SUPER_MARKET -mercadolivre
Maior e mais complexo órgão do corpo humano, a pele corresponde a 16% do peso total e ainda exerce diversas funções vitais: defende o organismo de ataques externos, controla o fluxo sangüíneo, regula a temperatura e ainda tem função sensorial (calor,

Epiderme
É a parte mais externa da pele ? aquela que a gente vê. A epiderme é formada por camadas de células empilhadas, como se fossem uma parede de tijolos. A maior parte delas são os queratinócitos, que produzem a queratina (proteína que protege o corpo).
A última parte da epiderme (a mais externa) é a córnea, uma capa que se desgruda suave e continuamente, para formar a descamação celular. É dentro da epiderme também que está a melanina (nossa proteção contra os raios solares), que dá a cor à pele.

Derme
Localizada logo abaixo da epiderme, a derme é uma membrana espessa, com fortes fibras brancas (colágeno) e fibras elásticas amarelas (elastina). Ela entremeia vasos sangüíneos, células musculares, fibras nervosas, canais linfáticos e folículos pilosos (raiz dos pêlos).

É aqui também que encontramos as glândulas sudoríparas (aquelas que produzem o suor e ajudam a manter estável a temperatura corporal) e os nervos sensitivos responsáveis pelo tato. À medida em que envelhecemos, é esta parte que afina e a pele se torna transparente, com os vasos sangüíneos mais salientes.

Hipoderme
A última camada de pele é formada pela hipoderme, um tecido adiposo que faz conexão com a derme e com o tecido muscular. Sua função é proteger o corpo contra o frio, ajudando a manter a temperatura, e armazenar a reserva energética.

Para você ter uma idéia, é graças a esta região que sentimos mais ou menos frio, variando conforme a gordura localizada. É aqui também que são definidas as formas curvilíneas (mais evidentes nas mulheres).

Características da pele
Cada uma tem a sua. Em qual você se encaixa?

NEGRA: oleosa, com grande resistência ao envelhecimento, pouca tendência a rugas finas e alergias, porém péssima cicatrização.


  BRANCA: possui tendência ao envelhecimento, a rugas finas e a alergias. A cicatrização é ótima.

ÍNDIA: lisa e boa, com pouca predisposição a alergias. No processo de envelhecimento, pode ficar flácida. Tendência a quelóides.                                                                                                                             

  ALBINA: como não produz melanina, fica avermelhada a qualquer exposição ao sol. Possui grande tendência ao câncer de pele.

MORENA E MULATA: corresponde ao típico brasileiro, com facilidade para se bronzear e para manchas. Pouca tendência a rugas finas.                                                                                                          

  ORIENTAL: possui pouca predisposição a enrugamento, mas grande tendência a manchas e quelóides.


Nenhum comentário:

Postar um comentário