domingo, 25 de setembro de 2011

Tabus alimentares


Por Tiane Brites  
Arquivado em Cardápio, Dicas, Leitura

Comece sua reeducação alimentar com todos os nutrientes no seu organismo. Uma dieta não necessita de dietas pré-escrita e não é tão difícil como muita gente imagina. A reeducação alimentar nada mais é do que aprender a se alimentar da forma correta.
Pra tudo funcionar direitinho, esqueça os tabus alimentares e todas aquelas lendas que se ouve por aí sobre alimentação, que não sei de onde surgem. Um exemplo é a história de que leite com manga faz mal para a saúde, podendo até causar a morte. Acho que ninguém mais acredita nessas lendas….
O problema todo é causado pela própria mídia que reforça algumas informações vindas de num sei onde e acabam trazendo uma informação errada sobre nutrição. E acaba que algumas pessoas se apegam facilmente a elas, porque é mais fácil absorver informações vindas da tv, por exemplo, do que ir a um médico ou pesquisar sobre o assunto. Não é mesmo?
Tabus alimentares sobre:
Macarrão
Tabu:  Macarrão engorda e não deve ser consumido por quem precisa perder peso Verdade: O macarrão engorda sim, mas se for consumido em quantidades maiores. É bom usar molho com menos gordura, como o molho de tomate.

Beterraba
Tabu: Diabéticos não podem comer beterraba. Verdade: Não só podem como devem comer, porém com orientação adequada de um nutricionista.
Dieta da USP
Tabu: para emagrecer faça a dieta da USP. Verdade: Essa dieta não tem nenhum equilíbrio entre os nutrientes que o corpo precisa e, apesar de eliminar peso, a pessoa não fica saudável.
Arroz com feijão
Tabu: comer arroz com feijão engorda. Verdade: tudo que a gente come demais, engorda. Temos que consumir esses alimentos na quantidade necessária.
Anemia
Tabu: anêmicos devem tomar suco de laranja com beterraba. Verdade: apesar de a beterraba ter uma quantidade razoável de ferro, a quantidade contida na beterraba não é bem absorvido pelo organismo, mesmo na presença da vitamina C da laranja. Por isso, quem está com anemia deve comer carne vermelha, que tem bastante ferro e de boa absorção.
Carboidrato à noite
Tabu: comer carboidrato à noite engorda. Verdade: o carboidrato deve estar presente na refeição noturna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário