sábado, 24 de setembro de 2011

Álcool com equilíbrio faz bem!


Álcool com equilíbrio faz bem!

Por Equilíbrio - Clínica Nutricional.

 


Recentes estudos comprovam: doses equilibradas de álcool podem certamente prevenir doenças cardiovasculares, evitar inflamações e impedir o acúmulo de gordura no fígado. Em contrapartida, o excesso de seu consumo traz danos irreversíveis ao seu organismo, podendo, inclusive, destruir sua saúde.

Em tempos da Lei Seca, a qual estabelece o limite de 2 decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a um chope), tem por intenção diminuir os níveis de acidentes de trânsito e mortes causados, em sua maioria, pelo consumo exagerado do álcool. Porém, muito mais do que atingir este objetivo, a nova Lei Seca também deve ser entendida e cumprida como medida de prevenção de complicações e doenças originadas pelo consumo de bebidas alcoólicas.

Nosso corpo reage perfeitamente à qualquer nova ou excessiva substância que ingerimos como forma de nos alertar o quanto e quando prestar atenção à nossa alimentação. Esses efeitos, principalmente em relação ao álcool, podem ser sentidos em dois momentos: um estimulante (euforia, desinibição e loquacidade (maior facilidade para falar) e outro momento depressor (falta de coordenação motora, descontrole e sono).

Doenças provocadas pelo excesso de álcool:
O desenvolvimento de doenças podem ser as relacionadas ao fígado (esteatose hepática, hepatite alcoólica e cirrose). Também são freqüentes problemas do aparelho digestivo (gastrite, síndrome de má absorção e pancreatite) e do sistema cardiovascular (hipertensão e disfunções cardíacos). Há, ainda, casos de polineurite alcoólica, caracterizada por dor, formigamento e cãibras nos membros inferiores. (SENAD - Secretaria Nacional Antidrogas. Livreto Informativo Sobre Drogas Psicotrópicas - Bebidas Alcoólicas)

Os danos que o álcool produz a médio e longo prazo no organismo são os mais importantes. Não há dúvidas que é importante o efeito do álcool no fígado, mas o dano que ele provoca no cérebro, especificamente na memória, é muito mais grave e mais comum. Exames neuropsicológicos que avaliam a memória e outras funções cerebrais em pessoas não necessariamente dependentes de álcool, mas que tomam três doses de uísque por dia, comprovam a existência de danos sutis na memória e na rigidez do pensamento que elas não percebem ou atribuem ao processo natural do envelhecimento. A evolução pode ser lenta, mas o uso nocivo do álcool dentro desse padrão médio de consumo já acarretou com certeza distúrbios cerebrais.

A retenção hídrica também pode ser observada como uma forma de defesa do organismo, seguido do efeito diurético, uma vez que o álcool inibe a produção do hormônio antidiurético ( DHA) acarretando uma elevada perda de água e elétrólitos, podendo ocorrer a uma desidratação.

E os efeitos do consumo imoderado não param por aí. De acordo com estudo publicado na edição de agosto da revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research, pessoas que consomem álcool em excesso podem ainda acabar tendo deficiência de um importante tipo de ácido graxo essencial: o ômega-3.

Os resultados mostraram que a ingestão de alimentos fontes de ômega-3 diminui à medida em que aumenta o consumo de álcool. Homens que bebiam excessivamente reduziram significativamente a quantidade de ômega-3 (encontrado principalmente em peixes) no cardápio.

Mesmo o individuo que tem uma alimentação rica em ômega-3, não consegue manter níveis adequados deste ácido graxo, pois o álcool possui efeito direto no metabolismo deste. Isso porque ele aumenta as quebras nas cadeias mais longas deste nutriente, essenciais para a manutenção da saúde.

Qual a dose certa?
A Organização Mundial da Saúde estabelece o limite de consumo diário de álcool para que não prejudique sua saúde. Importante dizer que os valores a seguir não são indicados para grávidas, diabéticos, hipertensos e usuário de medicamentos.

QUANTIDADE MÁXIMA POR DIA

HOMENS
MULHERES
Cerveja
1 garrafa (600ml) ou
½ garrafa (300ml) ou
Vinho
2 taças (200ml) ou
1 taça de vinho (100ml) ou
Destilados (vodca, cachaça,uísque)
½ copo americano (60ml)
¼ copo americano (30ml)

Além de todos os efeitos causados no organismo citados acima, o álcool é um vilão quando se trata de calorias, pois as bebidas alcoólicas em geral são extremamente calóricas. Cada grama contém 7 calorias (3 a mais do que o açúcar comum), as quais podem ser chamadas de “calorias vazias”, pois não nos oferecem nenhum nutriente, apenas nos dão uma falsa ilusão de saciedade. Vale ressaltar que quanto maior o teor alcoólico maiores serão as calorias de cada bebida.

Teores Alcoólicos e Calorias

Bebida
Teor Alcoólico (200ml)
Calorias (200ml)
Cerveja
5%
88 Kcal
Champagne
11%
170 Kcal
Saquê
38%
285 Kcal
Uísque
43%
500 Kcal
Vinho Branco
12%
133 Kcal
Vinho Tinto
11 a 14%
144 Kcal
Vodka
40%
462 Kcal

O álcool, com ingesta moderada, pode ajudar sua saúde, e muito!

• Fígado saudável: uma taça de vinho ao dia , de preferência o tinto , pela maior concentração de resveratrol ( antioxidante presente nas uvas ) diminui o acúmulo de gordura no local.
• Menos inflamação nas juntas: pesquisadores da Escandinávia relatam que o álcool impede as células imunológicas de serem tão agressivas ao corpo humano.
• Vasos relaxados: acredita-se que a bebida alcoólica estimula o corpo a produzir óxido nítrico (aumenta o calibre das artérias), assim, afastaria os compostos do mal colesterol das paredes das artérias e diminuir significativamente os risco de doenças cardiovasculares.
Estudos revelam que ao mesmo tempo em que o álcool pode beneficiar sua saúde, pode também trazer o que se chama de “efeito rebote”, pois se os dois cálices de vinho ao dia podem relaxar os vasos, doses extras podem trazer forte contrações.
Assim, aprendendo qual o seu limite, não terá problema algum tirar proveito de um bom vinho com seu companheiro durante um jantar romântico, do saquê acompanhado de sushis e sashimis, ou de um gole dos melhores uísques!

Nenhum comentário:

Postar um comentário