domingo, 25 de setembro de 2011

Há mais de 200 tipos de dor de cabeça e um deles pode indicar AVC


Bem Estar desta 3ª (19) recebeu a cardiologista Ludhmila Hajjar, do Incor.
Neurologista Marcelo Calderaro falou de causas e tratamento do problema.

Do G1, em São Paulo
Dor de cabeça é algo que atinge 99% das mulheres e 94% dos homens em algum momento. Ela pode ser forte, fraca, frequente ou esporádica, mas costuma atrapalhar as atividades diárias e prejudicar a qualidade de vida.
Além disso, uma dor de cabeça súbita e sem causa aparente, acompanhada de outros sintomas, pode ser o prenúncio de um acidente vascular cerebral (AVC), a maior causa de mortes no Brasil.
O Bem Estar desta terça-feira (19) mostrou que há mais de 200 tipos de dor de cabeça e que alguns alimentos ou o excesso de analgésicos podem piorá-la. No estúdio, a cardiologista Ludhmila Hajjar, do Instituto do Coração (Incor), e o neurologista Marcelo Calderaro tiraram as principais dúvidas sobre o assunto e ensinaram a reconhecer os sinais de alerta de um AVC, que no país mata mais que infarto, aids, armas de fogo e acidentes de carro.

O primeiro passo é anotar em um papel a frequência e a intensidade da dor. As causas podem ser desde uma má postura, um sapato errado, o jeito de caminhar, até uma questão hormonal no caso das mulheres.
Entre os alimentos prejudiciais estão alimentos condimentados, salsicha, comida chinesa, chocolate, queijos fortes, vinho e cafeína. O café, porém, pode ser bom ou ruim, dependendo da quantidade. Até três xícaras por dia podem prevenir a dor de cabeça, mas mais que isso aumenta as chances do problema.
Nas ruas, o repórter Renato Biazzi foi conferir se as mulheres levam remédio contra dor de cabeça na bolsa, e Marina Araújo perguntou o que as pessoas em geral mais sentem nessas horas.
O cérebro tem seus próprios mecanismos para se defender da dor. Quando abusamos de analgésicos vendidos sem receita é como se ele desaprendesse essa técnica. Então, cada vez são necessários mais comprimidos para dar conta da dor. Tomar um a cada dois ou três dias já é considerado abusivo.
Tipos mais comuns de dor de cabeça
Enxaqueca
- Pulsátil e localizada em um dos lados da cabeça
- Intensidade moderada ou forte (limitando ou impedindo atividades diárias)
- Com náuseas e/ou vômitos
- Aversão a luz e sons
- Visão de flashes de luz
Cefaleia tensional
- Localizada nos dois lados da cabeça
- Não pulsátil
Cefaleia em salvas
- Dor unilateral, na região dos olhos e nas têmporas
- Lacrimejamento, congestão nasal e ocular
- Olho vermelho e inchaço ou queda parcial da pálpebra
- Diminuição do tamanho da pupila
Em relação ao AVC, o tipo isquêmico corresponde a 80% dos casos. E uma das causas são depósitos de gordura nas artérias, um dado preocupante no Brasil, onde o número de obesos ou com sobrepeso é cada vez maior. Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, o percentual de pessoas acima do peso passou de 42,7% em 2006 para 48,1% no ano passado.
Já o AVC hemorrágico é responsável por 20% das ocorrências. Um dos motivos que levam a ele é o aneurisma cerebral. Alguns dos fatores de risco de AVC são: obesidade, diabetes, cigarro e pílula anticoncepcional (veja outros na arte acima). Perda súbita de consciência e equilíbrio também podem ser sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário