domingo, 25 de setembro de 2011

Saúde Bucal

Dra. Ana Miriam Gebara Carboni
Cirurgiã dentista da ANAD e do CAPE – USP
(Centro de Atendimento a Pacientes Especiais)
Todos nós sabemos como é importante manter higienizada nossa boca. Ela é nosso cartão de visita quando bem tratada, mas poderá ser a porta de entrada para vários microorganismos se instalarem, se dermos condições para isto. Os restos alimentares que ficam sobre os dentes (placa dental), se unem às bactérias e formam a placa bacteriana, causadora de cárie nos dentes e gengivite ou periodontite na gengiva.

A cárie é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria (S. Mutans). Na gengivite temos sangramento da gengiva ao redor dos dentes quando escovamos ou ao passarmos o fio dental. Na periodontite, já ocorre uma reabsorção do osso que envolve os dentes, fazendo com que eles amoleçam. O paciente poderá vir a perder este dente. Qualquer indivíduo poderá apresentar estas doenças bucais acima. Porém, quando o diabetes fica descompensado, os sintomas se agravam e o tratamento terá uma duração maior.
É muito importante que o próprio paciente faça auto - exame dos dentes e gengiva, apalpando-a para verificação de bolhas, ou drenagem de sangue e pus e mobilidade dental. Todos estes problemas são focos de infecção e, na maioria das vezes, indolor.

Você é responsável pela sua saúde e ela começa pela boca!
Pode ocorrer da pessoa com diabetes estar descompensada, mesmo fazendo uso da medicação, dieta e exames fisícos corretamente, pois a infecção bucal aumenta a glicemia. Para que isto não ocorra, é de fundamental importância que o paciente faça controle odontológico a cada três meses, para a verificação de focos infecciosos.
O paciente pode apresentar xerostomia cuja característica é a secura da boca, além do hálito cetônico que ocorre quando o hálito adquire cheiro adocicado e forte. Nestes casos, a pessoa deverá procurar o médico e dentista, pois são sinais importantes da descompensação de diabetes.
Por causa da xerostomia podemos ter algumas irritações de mucosa como aftas ou úlceras (feridas) e a queilite, que é uma inflamação no canto externo da boca. Com a descompensação, também poderão aparecer as infecções oportunistas como herpes e candidíase.
Todos estes problemas deverão ser tratados pelo dentista que, junto com o médico e a cooperação do paciente tentarão diminuir esta glicemia. Outros cuidados importantes envolvem a verificação de próteses que deverão estar bem adaptadas, assim como de fraturas dentais, pois as "pontes" e dentes quebrados podem machucar a mucosa da boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário