domingo, 25 de setembro de 2011

Substitutos de refeição: uma opção para quem quer emagrecer?



Por Tiane Brites  
Arquivado em Cardápio
FONTE: Débora Tarasautchi, acadêmica de Nutrição na USP e estagiária da Nutrociência, Assessoria em Nutrologia.


“Shakes”, barras e similares de baixo valor calórico, suplementados com vitaminas e minerais, conhecidos como substitutos de refeição, tornaram-se opções populares para o tratamento do excesso de peso. Sua eficácia e segurança, entretanto, ainda são polêmicas entre os profissionais da área da saúde.
A escolha de substitutos de refeição por quem quer perder peso, e mesmo por indicação de profissionais da saúde, justifica-se pela praticidade e conveniência do método. Os substitutos de refeição são refeições práticas, rápidas, de boa aceitação e não exigem “esforço” do indivíduo para realizar escolhas saudáveis nas refeições que pretende substituir.
Segundo estudos científicos atuais, programas de intervenção para perda de peso que utilizaram substitutos de refeição em uma ou duas refeições diárias, dentro de um planejamento de dieta hipocalórica (800 a 1600kcal/dia), mostraram resultados positivos. Dentre estes resultados, pode-se considerar: redução igual ou maior de peso em relação a dietas hipocalóricas controles (sem uso de substitutos de refeição); diminuição de fatores de risco associados ao excesso de peso, pela diminuição de pelo menos 5% do peso; e melhora de indicadores bioquímicos, como insulina, glicemia,
colesterol e triglicérides.
Os estudos diferem na estratégia de redução de peso utilizada: alguns associam orientação de atividade física e acompanhamento regular de nutricionista; outros utilizam apenas orientações nutricionais escritas, o que pode explicar resultados diferentes. Entretanto, todos demonstram eficácia e segurança dos substitutos de refeição na perda de peso.
Alguns estudos sugerem que os substitutos de refeição, associados à dieta hipocalórica, são mais adequados no suprimento das necessidades de vitaminas e minerais, como o ácido fólico e o cálcio, do que a dieta hipocalórica isoladamente. Isto porque, em geral, estas formulações são suplementadas com vitaminas e minerais.
É importante ressaltar que os substitutos de refeição são uma alternativa para a perda de peso e não a única alternativa. Além disso, mesmo com a utilização destas formulações é fundamental adotar uma dieta bem planejada, com acompanhamento de nutricionista e a prática regular de atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário