domingo, 25 de setembro de 2011

Vai fazer dieta? Cuidado com os ossos


Seleções - Reader's DigestSeleções - Reader's Digest – 
(Fonte: Guia de Saúde e Longevidade – Reader’s Digest)
Muitos estudos mostram que, para as pessoas com mais idade, a perda de peso – deliberada ou por causa de doença – leva à perda de densidade mineral do osso. Isso se aplica especialmente a mulheres na época da menopausa e depois dela, e aumenta o risco de fratura em caso de queda.
Você nunca saberá se perdeu densidade óssea ou massa muscular com uma balança de banheiro. E as balanças não lhe dirão se você tem gordura visceral demais – o tipo que se concentra no abdome e que aumenta o risco de diabetes e doença cardíaca.
Então, em vez de comer para perder peso, coma para obter uma boa nutrição e prevenir doenças. Faça exercícios para construir músculos mais densos, fortes e consistentes.
Muitos estudos provam que mulheres e homens de 80 ou 90 anos que se atêm a um programa de treinamento de resistência simples e seguro aumentam a força e a agilidade, substituem a gordura saliente por massa muscular magra e desenvolvem novo entusiasmo pela vida.
Em um estudo na Universidade Tufts em Boston, 40 mulheres entre 50 e 70 anos que trocaram a rotina sem exercícios por um programa de treinamento com pesos para ganho de massa muscular duas vezes por semana perderam gordura, ganharam ossos mais fortes e tornaram-se mais fortes do que suas filhas. Elas ficaram mais magras, fortes e saudáveis. Mas as balanças quase não se moveram.
E se você perder peso mesmo sem querer? Preste atenção na balança e fale com o médico. Perda de peso não planejada pode ser sinal de deficiência nutricional, desequilíbrio hormonal, depressão, infecção ou doença grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário