domingo, 11 de setembro de 2011

Diga adeus às cicatrizes


Diga adeus às cicatrizes
Autor: SUPER_MARKET - mercadolivre

Elas não surgem à toa ? sua função é proteger o organismo das agressões externas e das infecções. As cicatrizes da acne aparecem por causa da severidade da doença ou com aquela ?espremidinha? que você dá para retirar os pontos brancos do rosto.

Ao cutucar a pele, acabamos lesionando a região. Com isso, o organismo manda várias células para combater a infecção e para fechar a abertura, formando um tecido fibroso endurecido, que não apresenta pêlos ou poros.

Sugestão: não esprema cravos e espinhas. Mas, se você já cometeu esta besteira, há soluções. Uma delas é passar pomadas com corticóide na região e pressionar com placas de silicone para potencializar o efeito.

Mas essas recomendações devem ser feitas por um profissional. O dermatologista irá indicar também qual o melhor tratamento para amenizar outros tipos de cicatrizes.

Livre-se dos cravos e espinhas


Rosto lisinho, sem sinal de cravos e espinhas é o objetivo de 45% das mulheres entrevistadas pela L'Oréal em uma pesquisa com 2.400 mulheres. As manifestações da acne ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea (oleosidade) e a obstrução dos poros (sujeira).

Essas condições são as ideais para a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas.
Sugestão: dar cabo da sujeira, limpado o rosto direito. Adote um sabonete suave para a limpeza formulado com ingredientes que controlam a oleosidade, como o ácido salicílico.

Em seguida, aplique um tônico calmante ou adstringente. "Para uma limpeza profunda, passe-o com algodão. Ele faz uma pressão na pele que ajuda a remover os resíduos de sujeira", diz a dermatologista Ligia Kogos (SP).

Tire a sensibilidade dos lábios


A mucosa fina e delicada da boca fica detonada com o ar extremamente seco, responsável por retirar a umidade natural da pele. O hábito de passar a língua constantemente para eliminar o ressecamento da área piora ainda mais a situação. "Por ser ácida, a saliva provoca irritação, deixando os lábios e a pele ao redor vermelhos e muitas vezes rachados ou sangrando, com pelinhas soltando", aponta a dermatologista Carolina Ferolla (SP).

Solução: faça uma leve esfoliação para aliviar a descamação. Passe um creme hidratante e, em seguida, uma tolha seca em movimentos de vaivém. Se preferir, utilize espoliantes especiais para essa área.

Mas atenção: não lance mão do artifício se os seus lábios estiverem machucados. Antes de dormir, aplique vaselina, silicone líquido ou uma gota de azeite de oliva para lubrificar e proteger. Outra dica é usar um hidratante labial composto de cera de abelhas, vitamina E, manteiga de cacau ou karité.

Nenhum comentário:

Postar um comentário