domingo, 11 de setembro de 2011

CABELOS -PERGUNTAS E RESPOSTAS


CABELOS - PARTE VI - PERGUNTAS E RESPOSTAS
Autor: SUPER_MARKET  - mercadolivre
Raspar a cabeça ou cortar bem curto resolve a seborréia?
Não sabe o que fazer? Veja as nossas dicas...

Não, este é mais um mito. O problema pode ser aliviado temporariamente, mas no final você vai perceber que ele continua lá...

Há três tipos de seborréia:

A oleosa - que afeta o couro cabeludo provocando descamação abundante (a caspa) e pode acompanhar queda de cabelo.

A gordurosa - que é uma secreção grande de sebo pela pele. Seu aspecto é gorduroso e os cabelos ficam oleosos demais.

A seca - que se acumula na pele do couro cabeludo e deixa-a espessa e coberta de crostas.

Para tratar, use produtos específicos para o problema ou então procure um dermatologista que irá indicar qual o melhor tratamento para o seu problema.

Calvície acontece em mulheres?
Pode sim. Confira aqui

Sim, embora seja mais difícil. Geralmente, está associada à escassez do hormônio feminino estrógeno ou ao excesso do hormônio masculino testosterona.

A perda dos fios ocorre no topo da cabeça e nas laterais da testa (nas famosas ?entradas?). Procure um especialista ao perceber o problema.

Espuma em excesso é sinal de bom produto?
Essa é a sua dúvida? Confira no nosso guia...

Na verdade não. Xampus que fazem muita espuma podem conter mais sal do que o normal em sua fórmula.

Mesmo sendo responsável pela viscosidade, o cloreto de sódio (sal) irrita o couro cabeludo e danifica os fios.

Lavar muito o cabelo deixa a raiz encharcada?
Mito ou verdade? Confira no nosso guia


Não. Os folículos pilosos (onde nasce o cabelo) não permitem a entrada de água. Por isso, lave quantas vezes achar necessário.

Qual franja é mais indicada para seu tipo de cabelo?
Você não sabe? Então confira no nosso guia e descubra qual ficará melhor

Tem épocas que está em evidência, outras nem tão badalada assim. Mas a verdade é que as mulheres adoram uma franja, seja mais comprida ou mais curta.

Se você tem cabelo liso, pode brincar com qualquer tipo: curtíssima, desfiada, reta em cima das sobrancelhas, de lado e repicada ou na altura dos olhos.

Já para cabelos ondulados, prefira a mais comprida e desfiada, abaixo dos olhos. Para quem tem rosto fino, é necessário ter volume. Pode ser cortada reta e desfiada, na lateral e um pouco abaixo dos olhos ou até mesmo longa e repicadas na altura do nariz.

Modelos retos ressaltam ainda mais a forma afilada do rosto. Os redondos pedem franja lateral e fios caídos na diagonal. A altura pode ser perto dos olhos ou mais longa, mas precisa ser sempre de lado.

E por fim, o rosto quadrado fica perfeito com quase qualquer tipo. Só evite as muito retas, para evitar o formato muito geométrico.

Qual é a melhor maneira de secar os cabelos?
Quer descobrir? Confira no nosso guia!

Primeiro, desembarace os fios e retire o excesso de água com uma toalha felpuda (sem esfregar). Se quiser o secador, mantenha o bocal distante 10 centímetros mesmo se for fazer escova.

Aliás, no caso da escova, lave os cabelos com xampu e condicionador termoativado para formar uma película protetora sobre os fios. Jogue o jato de ar de baixo para cima para fechar as cutículas e deixar mais brilhante.

Também não deixe o aparelho parado no mesmo lugar, para não danificar ou até queimar o couro cabeludo. Faça movimentos circulares. E não se esqueça também de dar uma folga: tente deixar as madeixas secarem naturalmente pelo menos uma vez por semana.

Se você for adepta do secador, é importante que faça hidratações quinzenais.

Como posso colorir meus cabelos?
Conheça os tipos mais comuns para deixar as suas madeixas mais bonitas e da cor que pediu a Deus!

Existem quatro tipos de tinturas:

A permanente é indicada para as pessoas que desejam mudar radicalmente ou para as mulheres que tem muitos fios brancos. Ela contém amônia e água oxigenada que são capazes de abrir as cutículas, eliminar os pigmentos naturais e colocar novos no lugar (sejam eles coloridos) ou descolorir os naturais.

A semipermanente é recomendada para realçar o tom natural ou escurecê-los. Conhecida também por tonalizante, tem poder de cobertura de 50% e não consegue cobrir todas as mechas concentradas em um só local. Os pigmentos destes produtos são depositados entre as camadas da cutículas sem abri-las (como acontece com a permanente). Com isso, a cor se fixa menos e sai com mais facilidade, resistindo a 20 lavagens em média.

A temporária apenas realça o tom natural e dá brilho às madeixas. Não contém amônia ou água oxigenada e também não chega a abrir as cutículas. Conhecida como rinsagem, dura apenas seis lavagens.

E por fim a henna, que é uma coloração natural perfeita para as gestantes, para quem tem alergia ou para quem está começando a ter fios brancos. Por ser feita com princípios ativos naturais, só vai do preto aos tons neutros e avermelhados. Sua única contra-indicação é para os muito secos, que irão ficar ainda mais ressecados.

Como agem os xampus e condicionadores?
Essa é a sua dúvida? Veja no nosso guia e descubra a sua verdadeira função

Quando o cabelo está sujo, fica com excesso de partículas de poeira, óleo e outras partículas que literalmente grudam nos fios. A função do xampu é exatamente esta: limpar e retirar as sujeiras que deixam as madeixas mais pesadas e sem vida. Só que ele sozinho faz apenas metade do serviço.

Logo após lavar, o cabelo fica carregado eletrostaticamente por causa de moléculas negativas que se ligam à queratina. Para neutralizar essa ação, entra em ação o condicionador, que interage com polímeros e proteínas neutras e retiram dos fios as moléculas do xampu que ainda estão lá. O resultado é um cabelo macio.

De onde vem a cor?
Essa é a sua dúvida? Entre aqui!

Lembram-se do folículo capilar, aquele que é responsável pela produção do fio? Então, ele recebe a ajuda de outra proteína: a melanina (mesmo pigmento que dá a cor à pele) e que está dentro da base interna dos fios. Geralmente, a cor do cabelo é relacionada à pele e, quanto mais escura for uma, a outra tende a ser também.

Qual a estrutura dos fios?
Confira conosco...

Os fios são formados pela mesma proteína da camada exterior da pele: a queratina. A cutícula é a camada mais externa. Fina e incolor, serve como uma proteção para córtex, o responsável pela força, cor e textura do cabelo. E por fim, na parte central fica a medula.

De nascem os cabelos?
Quer mais detalhes? Veja aqui

A raiz de cada fio fica armazenada dentro de uma espécie de bolsa da epiderme chamada de folículo capilar. Para se ter uma idéia, há em nosso corpo cinco milhões de folículos capilares, que dão origem aos pêlos e aos cabelos. Eles só não aparecem nas palmas das mãos e nas solas dos pés. É a corrente sangüínea que carrega o alimento até a o folículo para produzir um cabelo novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário