domingo, 11 de setembro de 2011

CABELOS - CUIDADOS


CABELOS -  CUIDADOS
Ressecamento
Alguns produtos ajudam a melhorar o aspecto de seus fios
Autor: SUPER_MARKET     - mercadolivre
POR QUE ACONTECE:
Sol, atrito com vento, o uso de substâncias químicas estragam as madeixas, que ficam ressecadas, sem vida, com pontas duplas e sem elasticidade. Os agressores ainda levam embora a queratina, quebrando as cutículas e provocando o aspecto áspero.

FUJA:
Do secador e da chapinha. Agora é a hora de cuidar para não danificar ainda mais os fios.

SOLUÇÃO:
Use produtos com ativos hidratantes (pantenol, ceramidas, aloe vera, extratos vegetais e lipídeos). Se quiser, passe uma vez por semana um com queratina. Vale a pena também fazer uma cauterização no salão, com chapinha de cerâmica que aumenta a penetração dos ativos no fio. Em casos mais extremos, a única solução (e a melhor) é a tesoura.


Pontas duplas
Vários fatores desencadeiam a quebra dos fios e as pontas duplas. Nós te damos as dicas para cuidar e evitar o problema


POR QUE ACONTECE:
Uso de secador, sol, vento, processos químicos, cloro e água do mar são alguns dos vilões dos cabelos, deixando as pontas quebradas e duplas. Elas se bifurcam porque a camada mais externa dos fios não resiste a esta agressão.

FUJA:
De cabeleireiros que querem ?queimar? os fios duplos. Além de ser uma prática não recomendada, só surte efeito temporariamente.

SOLUÇÃO:
Abuse dos reparadores de pontas com silicone. Eles não têm o poder de colar os fios, mas camuflam as pontas formando um filme protetor. Quinzenalmente, faça máscaras hidratantes e nutritivas. Também não durma com os cabelos molhados. E, de vez em quando, corte as pontas. Só a tesoura resolve este problema.

Caspa
Tanto homens quanto mulheres podem sofrer com o problema. Veja aqui como se livrar e deixar seus cabelos perfeitos

POR QUE ACONTECE:
Os pontinhos brancos indesejáveis nada mais são do que uma descamação do couro cabeludo. Sua origem é desconhecida, acredita-se que fatores genéticos, ambientais e até emocionais estejam por trás da caspa. Acomete mais homens e mulheres durante o inverno, por causa dos banhos quentes e da renovação celular.

FUJA:
Da água quente e dos produtos para todos os tipos de cabelos, caso não queira associar o problema com um outro: a queda.

SOLUÇÃO:
Use os específicos para combatê-la. Estes cosméticos diminuem a quantidade de gordura no couro cabeludo e a descamação. Se isso não der resultado, procure um dermatologista. Geralmente, alcatrão, zinco e sulfeto de selênio controlam as caspas.

Queda
Estresse, alimentação e doenças podem provocar o problema

POR QUE ACONTECE:
Até cem fios por dia é normal. Já mais do que isso... O problema é perceber quantos são, afinal, contar não dá! Fique em alerta se perceber que o volume aumentou nos últimos dias. Agora, se for perceptível na cabeça, procure ajuda. Geralmente, a queda ocorre nas mulheres por causa do estresse, alimentação irregular e poluição. A mistura é bombástica. Outras causas são as doenças infecciosas, quimioterapia, anemia e problemas de tireóide.

FUJA:
Do uso de grampos, fivelas e elásticos, que pressionam os fios e provocam queda. Outro cuidado deve ser com relação aos processos químicos como colorações, alisamento ou permanente. Espere até seus fios ficarem mais fortes para fazer isso.

SOLUÇÃO:
Faça massagens no couro cabeludo quando for dormir. Isso ajuda a irrigar os bulbos e estimular o crescimento. Adote também hábitos mais saudáveis, menos estressantes, com uma alimentação balanceada. Se notar que isso não está ajudando, procure um dermatologista, que irá lhe indicar princípios ativos como minoxidil e remédios com vitaminas, hormônios e minerais.

Opacos e sem vida
Mude esta situação e deixe seus cabelos maravilhosos

POR QUE ACONTECE:
Um dos motivos que causam esse dano é a agressão provocada pela areia da praia. Ao entrar em atrito com a superfície do fio, origina pequenas lesões nas fibras capilares, facilitando a perda de colágeno e queratina. Isso sem falar que o sal da água do mar intensifica os efeitos nocivos do sol, deixando as madeixas ressecadas e sem balanço. O ideal é sempre carregar uma garrafinha com água doce (pode ser da torneira mesmo) e enxaguá-las ao sair do mar para evitar esse incômodo.

FUJA:
Do contato prolongado com a água do mar ou da piscina. Isso porque tanto o sal quanto o cloro desidratam profundamente a cabeleira, intensificando os efeitos nocivos causados pelos raios ultravioleta.

SOLUÇÃO:
Faça máscaras de hidratação semanalmente para recuperar a vitalidade dos cabelos. Dê preferência aos produtos que possuam ceramidas, silicone, queratina e proteínas do leite e da seda. "Se o problema for muito grave, vale a pena investir em tratamentos restauradores feitos no salão, que têm um efeito mais potente e agem nas camadas internas dos fios, devolvendo brilho, maciez e vida", diz o cabeleireiro Bruno Di Maglio.

Melenas quebradiças
Excesso de sol, secador, produtos químicos acabam com os fios. Saiba como se proteger desses inimigos

POR QUE ACONTECE:
O drama ocorre em cabelos já fragilizados por processos químicos, como tintura, alisamento e relaxamento, ou pelo uso excessivo de chapinha e secador, que desidratam os fios. "O ressecamento provocado pelo sol deixa as mechas mais sensíveis ainda. E como as fibras estão muito fracas, acabam se rompendo na hora de pentear o cabelo", diz Dudu Meckelburg.

FUJA:
De sair de casa sem aplicar um produto que combata a ação dos raios UVA e UVB, que fazem os fios ficarem fracos e ressecados. E nem pense em fazer rabos-de-cavalo com elásticos que não sejam encapados, pois terá novos pontos de rompimento da fibra capilar em suas melenas.

SOLUÇÃO:
"Só vá para a praia com a cabeleira presa, já que solta fica totalmente exposta às agressões do ambiente e embaraça com mais facilidade. Para prender, prefira elásticos de tecido ou piranhas, que não agridem", aconselha o expert Juha Antero. Desembarace as madeixas a partir das pontas e devagar para não quebrá-las ainda mais. Outra recomendação: faça uma hidratação instantânea semanal com ampolas de vitaminas e utilize cremes para pentear com ação regeneradora depois da lavagem.

Cor desbotada
Seu cabelo está assim? Confira no nosso guia o que fazer para ele ficar lindo!

POR QUE ACONTECE:
Assim como a pele, o cabelo também sofre com a ação dos raios solares. Além de opacas e desidratadas, as melenas ficam com sua tonalidade alterada, com aspecto de queimadas mesmo. Isso porque a radiação UVA e UVB penetra nas fibras capilares e atinge a melanina, pigmento responsável pelas nuances das madeixas.

FUJA:
Radicalmente de secador e chapinha, pois o calor que esses aparelhos emitem resseca ainda mais os fios e realça a aparência desbotada. Também não adianta correr para o cabeleireiro na primeira oportunidade que tiver para pintar novamente as madeixas: antes de apostar numa nova coloração, é preciso hidratar e recuperar o brilho e a maciez da superfície. Do contrário, o problema irá se repetir.

SOLUÇÃO:
Existem linhas completas (xampu, condicionador, máscara e leave-in) específicas para cabelos tingidos claros e escuros. Faça um tratamento intensivo com esses cosméticos, que contêm ativos capazes de ressaltar a cor das mechas, deixando-as com viço e um brilho mais bonito.

Cacheados sem forma
Deixe suas madeixas perfeitas com cuidados simples

POR QUE ACONTECE:
De acordo com o dermatologista Valcinir Bedin, a umidade altera a textura dos fios. "Mesmo depois de secos, os cabelos ficam com bolhas de ar no interior da fibra que modificam a sua forma, fazendo com que percam a definição. Por isso os lisos ficam armados e os crespos menos cacheados", afirma o médico.

Somando esse fato aos males causados pelo trio sol, mar e piscina - que deixam a cabeleira ultra-ressecada -, o resultado é um look mais volumoso ainda. "Por isso vale proteger a cabeça com um filtro solar específico para a região. E lembre- se de reaplicá-lo a cada duas horas enquanto estiver na praia ou no clube", diz Dudu Meckelburg.

FUJA:
De máscaras caseiras de babosa. "Apenas sua seiva pode ser aproveitada em cosméticos por um profissional. Usá-la aleatoriamente pode até queimar o couro cabeludo", diz a terapeuta capilar Patrícia Maciel (SP).

SOLUÇÃO:
Utilize produtos sem enxágüe, que hidratam e modelam os cachos ao mesmo tempo. Opte por xampus e condicionadores específicos para cabelos crespos e faça hidratação semanal com máscaras à base de queratina, ceramidas, colágeno e vitamina E para amaciar e dar brilho.

Loiro-esverdeado
Não deixe que seus fios fiquem assim. Veja as soluções aqui!

POR QUE ACONTECE:
Apesar do excesso de cloro ser apontado como o grande vilão, o cobre que se solta dos encanamentos antigos é o principal responsável pela mudança de tonalidade. "Essa substância interage com a queratina, a deixa mais mole e atinge a melanina dos fios, oxidando-a", ensina o médico Valcinir Bedin.

FUJA:
Do costume de deixar as madeixas secas e sem proteção. Os filtros solares específicos para as melenas formam uma película que funciona como barreira para os agentes externos. "Vale molhar o cabelo com água mineral antes de mergulhar, já que o líquido tem o efeito de amenizar a absorção de elementos químicos da piscina. Quando secas, as madeixas ficam mais vulneráveis", diz o colorista Juha Antero, do M.G. Hair Design, de São Paulo.

SOLUÇÃO:
Lave os cabelos com xampu anti-resíduos umas duas ou três vezes por semana para retirar o excesso de materiais que possam alterar o pigmento das fibras capilares. Mas atenção: como esse tipo de produto costuma deixar as cutículas abertas, é necessário aplicar, sempre após a limpeza, uma máscara de hidratação profunda ou revitalizante a fim de mantê-los nutridos.

Excesso de oleosidade
Isso pode ser um problema causado pelo sol em demasia. Veja como solucionar

POR QUE ACONTECE:
Sol demais desidrata o couro cabeludo e provoca irritação, coceira e descamação. Para combater esses sintomas, o organismo acaba aumentando o funcionamento das glândulas sebáceas, produzindo mais oleosidade como uma forma de proteção natural. O resultado é desastroso: mesmo limpos, os cabelos apresentam aspecto de ensebados.

FUJA:
Do hábito de passar as mãos nas melenas a todo instante, o que só ajuda a espalhar a oleosidade produzida na raiz para toda a extensão das mechas, deixando-as visivelmente engorduradas e opacas. Na praia, essa mania ainda pode causar o acúmulo de sujeira (areia, sal, maresia) na cabeleira toda. Também é bom não utilizar de forma alguma leave-in e finalizadores, pois eles pioram, e muito, a situação.

SOLUÇÃO:
Não abra mão do boné para evitar que a cabeça fique exposta diretamente aos raios solares e sofra as conseqüências disso. Outra tática eficiente para manter o nível de gordura sob controle é lavar os cabelos diariamente usando somente xampus e condicionadores específicos para fios oleosos.

Ardência no couro cabeludo
Você também está sentindo? Encontre a solução aqui!

POR QUE ACONTECE:
Um dos principais motivos é se expor aos raios solares sem usar boné ou chapéu. Por isso, nada de tomar sol sem esses fiéis escudeiros. Além disso, deixar os cabelos secando ao sol sem antes enxaguar os resíduos de cloreto de sódio (o famoso sal) pode agravar o problema, provocando processos alérgicos ou queimaduras no couro cabeludo. "O cloro, o cobre e o alumínio presentes na água da piscina também oferecem os mesmos riscos", explica o dermatologista e especialista em cabelos Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, regional São Paulo.

FUJA:
De secador e chapinha, que esquentam a área e provocam coceira e ainda mais ardência.

SOLUÇÃO:
Use xampus e condicionadores mentolados ou à base de extratos vegetais, como aloe vera, camomila, maracujá e lavanda, que refrescam, acalmam e têm composição com baixo teor de componentes químicos. Diminua a temperatura da água do banho para não deixar a região ainda mais sensível. Não se esqueça dos leave-in com proteção solar para não deixar que o incômodo piore.

Fios arrepiados e elétricos
Os seus estão sempre assim? Elimine o problema já!

POR QUE ACONTECE:
A exposição solar sem proteção, a maresia, o iodo presente no ar do litoral, o vento, o sal do mar e o cloro da piscina provocam o ressecamento das madeixas. "Esses elementos abrem a cutícula da fibra capilar e promovem sua oxidação, deixando o fio mais poroso", afirma o cabeleireiro Bruno Di Maglio (SP).

 
FUJA:
Do uso diário de xampu anti-resíduo, já que, juntamente com os resquícios dos produtos, esse cosmético retira a camada natural de oleosidade dos fios, deixando-os eriçados. Esfregar a toalha nos cabelos com força piora a situação, assim como os reparadores à base de óleo mineral, que, diferentemente dos soros e das loções de silicone puro, só deixam a cabeleira melada.

SOLUÇÃO:
Nos meses quentes, dê preferência às escovas de cerdas naturais e aos pentes de madeira, que combatem a carga eletrostática das melenas ? que arrepia os fiozinhos. Outra medida sugerida pelo cabeleireiro Dudu Meckelburg, do salão HBD Spa (RJ), é usar xampus, condicionadores e máscaras hidratantes à base de silicone, queratina e proteína, pois recuperam a hidratação natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário