sábado, 24 de setembro de 2011

Efeito Sanfona nas dietas para emagrecer


Efeito Sanfona nas dietas para emagrecer

O que é o efeito sanfona?
O efeito sanfona, também conhecido como efeito “io-io”, é a repetida perda e ganho de peso como resultado das dietas para emagrecer. O efeito sanfona pode variar de pequena perda e recuperação de peso (2 a 4,5 kg por ciclo) até grande quantidades de 22 kg ou mais por ciclo.
Alguns estudos relacionam o efeito sanfona a alguns riscos para a saúde. Para evitar esses riscos potenciais, a maioria dos especialistas recomenda que os adultos obesos adotem hábitos de alimentação saudável e atividade física regular para manter um peso saudável por toda a vida. Os adultos não-obesos também devem tentar manter o peso através de uma alimentação saudável e atividade física regular.
Caso eu recupere o peso perdido vai ser ainda mais difícil emagrecer novamente?
Uma pessoa que perde e ganha peso repetidas vezes não deve ter maior dificuldade ao tentar alcançar e manter um peso saudável do que aqueles que estão tentando emagrecer pela primeira vez. A maioria dos estudos mostra que o efeito sanfona não afeta a taxa metabólica da pessoa – a taxa na qual o corpo queima combustível (comida) para obter energia. Baseando-se nessas descobertas, o efeito sanfona não deve afetar o sucesso dos esforços futuros para emagrecimento. O metabolismo, porém, diminui à medida que a pessoa envelhece. Além disso, pessoas mais velhas geralmente são fisicamente menos ativas do que quando eram mais jovens. Independentemente da sua idade, realizar atividades físicas regularmente e manter hábitos saudáveis de alimentação, como parte integrante de sua vida, irá ajudá-lo a emagrecer e melhorar a sua saúde geral.
O efeito sanfona irá me deixar com mais gordura e menos músculos do que se eu nunca tivesse feito dieta?
Ainda não foi provado que o efeito sanfona aumenta a quantidade de tecido gorduroso em pessoas que perdem e recuperam o peso. Estudos têm mostrado que, depois de um ciclo do efeito sanfona, aqueles que retornaram ao peso original ficam com a mesma quantidade de gordura e tecido magro (músculos) anterior. Pessoas que exercitam-se durante o ciclo de perda e ganho de peso podem até ganhar músculos.
Algumas pessoas preocupam-se que o efeito sanfona possa colocar mais gordura em volta da região abdominal. Aqueles que tendem a carregar o excesso de gordura na área do estômago (forma de maçã), ao invés de na região das coxas e ancas (forma de pêra), são mais propensos a desenvolver diabetes tipo 2, enfermidades cardíacas e pressão sangüínea alta. Entretanto, estudos não descobriram que depois de um ciclo de perda e ganho de peso as pessoas teriam mais gordura ao redor do estômago do que antes.
O efeito sanfona é nocivo à minha saúde?
Alguns estudos sugerem que o efeito sanfona pode aumentar o risco para certos problemas de saúde incluindo pressão alta, colesterol elevado e enfermidade na vesícula biliar. Para adultos que não estão obesos e nem têm problemas relacionados ao excesso de peso, especialistas recomendam manter um peso saudável para evitar riscos potenciais associados ao efeito sanfona. Adultos obesos, porém, devem continuar a tentar alcançar ao menos uma modesta perda de peso para melhorar a saúde geral e reduzir o risco de desenvolver enfermidades relacionadas à obesidade.
Perder e recuperar o peso pode ter efeitos psicológicos negativos se você deixar-se ficar desencorajado ou deprimido. O efeito sanfona não deve ser o motivo para você “sentir-se como um fracasso”. Ao contrário, é razão para você colocar em foco novamente as mudanças a longa prazo na sua dieta e nível de atividade física para ajudá-lo e manter-se livre dos quilos perdidos.
Ficar acima do peso é mais saudável do que o efeito sanfona?
Não se sabe com certeza se o efeito sanfona causa problemas de saúde. As enfermidades relacionadas à obesidade, por outro lado, são bem conhecidas. Elas incluem:
* Pressão sangüínea alta
* Enfermidades cardíacas
* Ataque cardíaco
* Diabetes tipo 2
* Certos tipos de câncer
* Artrite
* Doença na vesícula biliar.
Nem todo o adulto que esteja acima do peso ou obeso tem o mesmo risco para doenças. Seja você homem ou mulher, a quantidade e localização da gordura juntamente com seu histórico familiar desempenham o papel de determinar seu risco de enfermidades. Especialistas concordam, porém, que mesmo uma perda de peso modesta de 10% do peso corporal durante o período de seis meses ou mais pode melhorar a saúde de um adulto que está acima do peso ou obeso.
Enquanto isso, se você está obeso ou acima do peso e sofre de problemas de saúde relacionados a isso, tente melhorar sua saúde ao conseguir um emagrecimento modesto. Embora o efeito sanfona possa ter algum impacto no risco de doenças, os problemas de saúde sérios relacionados à obesidade são claramente conhecidos. Se você precisa emagrecer, deve estar pronto para comprometer-se com mudanças para o resto da vida nos seus hábitos de alimentação e atividade física.
Se você não está acima do peso com problemas de saúde relacionados ao sobrepeso e nem obeso, mantenha o seu peso. Concentre-se em adotar hábitos alimentares saudáveis e de atividade física para promover a saúde para toda a vida e controlar o seu peso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário