domingo, 29 de abril de 2012

'Acordar tarde não faz mal algum à saúde', diz professor em bate-papo


O professor Marco Túlio de Melo, da Unifesp, participou do chat do Globo Repórter e tirou as dúvidas dos internautas sobre sono e sonhos.

g1.globo.com/globo-reporter



Professor Marco Túlio de Melo (Foto: Rede Globo)
O professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Marco Túlio de Melo, tirou as dúvidas dos internautas sobre sono em um bate-papo realizado nesta sexta-feira (14) aqui no site. Ele esclareceu que, fisiologicamente, não há problema algum em dormir e acordar tarde, e que as consequências desse hábito são mais sociais. Recomendou evitar a luminosidade para quem quer dormir mais cedo e alertou para as oscilações de humor por conta de mudanças abruptas na hora de acordar, causadas, por exemplo, pelo horário de verão, que começou a valer à 0h do último sábado.
Confira abaixo os principais trechos da entrevista.
Dormir de madrugada e acordar tarde faz mal à saúde?
Fisiologicamente, não há problema algum. O único problema é social. As pessaos com as quais você convive podem não aceitar seu comportamento. De resto, é fisiológico, genético e natural.
É normal não se lembrar dos sonhos?
Sim. É até mais incomum se lembrar dos sonhos sempre. Sonhamos na fase chamada REM. Se você acordar ou for acordado durante essa fase, irá se lembrar.
O que fazer para acordar mais cedo quando estamos acostumados a dormir tarde?
A principal técnica é não ficar na frente de muita luminosidade. Não fique próximo à televisão. Evite também cochilar durante o dia, se isso não for fundamental para você.
Dormir com a televisão ligada prejudica o sono?
Um dos dez mandamentos do bom sono é ir para a cama só quando estiver com sono, e sem nada barulhento ligado. Mas vamos ser realistas. Se você se sente bem dormindo com a televisão ligada, é preferível manter o hábito do que ficar ansioso. Se no dia seguinte você não acorda irritado, sem problema de memória, e a longo prazo não está tendo problemas de saúde, é porque não há problema no seu sono.
É comum sempre ter uma sensação de cansaço, mesmo dormindo bem?
Não. Procure um médico. O que pode acontecer é você julgar que está tendo uma noite normal, mas pode ter um distúrbio, como ranger os dentes ou chutar a própria perna. E aí, no dia seguinte, você está irritado e sonolento.
Como o horário de verão altera nosso sono?
O primeiro sintoma, obviamente, é ter dificuldade de acordar na segunda-feira. Levantando mais cedo, a pessoa pode ficar mais irritada e perder um pouco da capacidade motora. Lembre-se que sua alteração de humor pode ser por causa do novo horário. Espere um pouco antes de tomar decisões muito sérias. Em dois ou três dias você se adapta.
Chá de camomila ajuda a ter sono?
Alguns chás têm propriedades ansiolíticas. Reduzem a ansiedade e o metabolismo. Isso facilita o sono. Mas não é o ponto base. Você precisa saber que está se esforçando para dormir bem. O fato de você querer é o que ajuda.
O que comer antes de dormir?
Quando a noite chega, com a diminuição da luz, a informação passada para o organismo o faz diminuir o metabolismo e a temperatura corporal. Ele reduz a capacidade de energia. Então, à noite, é melhor comer alimentos mais leves. Evite muito carboidrato.
Quem procurar para diagnosticar um distúrbio do sono?
O site da Sociedade Brasileira do Sono tem uma lista de médicos que podem atender.


Nenhum comentário:

Postar um comentário