domingo, 29 de abril de 2012

A necessidade de zinco para os cabelos


Seleções - Reader's Digest – seg, 9 de abr de 2012 10:58 BRT
O zinco é um componente essencial dos pêlos – estima-se que os cabelos das crianças contenham de 125 a 225 mcg de zinco por grama de fio. Em alguns estudos, constatou-se que a deficiência de zinco provoca queda dos pêlos, excessiva fragilidade do fio, escassez de cabelo e ausência de pêlos pubianos. A deficiência de zinco é a causa da queda de cabelo na acrodermatite enteropática, uma doença caracterizada por alopecia, diarréia e dermatite. Há perda difusa e significativa dos fios, e os restantes não têm pigmento, tornando-se frágeis e propensos à quebra excessiva.
Embora o zinco possa ser encontrado em diversos alimentos, sua absorção depende da composição da alimentação. O risco de deficiência de zinco é maior quando se consomem muitos cereais não refinados e pouca proteína animal.
1 - Os fitatos existentes nos cereais integrais, leguminosas e outras hortaliças ligam-se ao zinco, impedindo sua absorção.
2 - As proteínas de origem animal aumentam a absorção do zinco existente nos alimentos.
3 - A deficiência de ácidos graxos essenciais (AGE) comprovadamente causa queda de cabelo. Os AGE são divididos em dois grupos – ômega-3 e ômega-6 – e podem ser encontrados em peixes gordurosos, assim como hortaliças e carne vermelha. (Fonte: Pele, Cabelos & Unhas – Reader´s Digest)

Nenhum comentário:

Postar um comentário