domingo, 29 de abril de 2012

Cozinhar os legumes diminui seus nutrientes?



Por Tiane Brites  


Em uma época em que “Como seus vegetais!” se aplica tanto às crianças como aos adultos, pode parecer exigente demais se preocupar sobre como esses vegetais são cozidos. Nutrientes como vitaminas, fitoquímicos, minerais, antioxidantes – estão todos lá, e nos ajudam a afastar doenças cardíacas, acidentes vasculares, diabetes e câncer, além de melhorar nossa saúde e vitalidade. Será que realmente importa se as suas cenouras são cozidas ou assadas?
Na verdade, sim, importa. Mas essa é a única parte simples dessa questão. Há inúmeros fatores que afetam e podem até mesmo diminuir o valor nutritivo dos legumes e vegetais.
Em primeiro lugar, por que cozinhar legumes torna-os menos saudáveis? Aqui vai uma lista do que pode vir a influenciar.
- Quantidade de água com que você está cozinhando. As vitaminas hidrossolúveis, como as vitaminas B e C, podem deixar os legumes e ir parar na água que está sendo usada para cozinhá-los. Por esta razão, os métodos de cozimento que usam pouca ou nenhuma água são os melhores. Ferver (a menos que você esteja fazendo um ensopado e neste caso a água com vitaminas será consumida) não é uma boa escolha. Cozinhar no microondas ou a vapor são opções melhores. As vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K e os carotenóides, são menos afetadas por esse fator.
- Quantidade de calor com que você está cozinhando. Já está provado que o calor degrada os nutrientes. No entanto, é muito difícil evitar o calor quando se está cozinhando. Para reter o máximo das coisas boas, simplesmente limite a quantidade de tempo que os legumes ficam expostos ao calor. E isso nos leva a…
- Por quanto tempo você os está cozinhando. Quanto mais tempo você demorar cozinhando os legumes, mais eles serão afetados pelo calor e pela água.
Embora para a grande maioria dos vegetais cozinhá-los acarrete uma diminuição de seus valores nutricionais, para alguns poucos legumes cozinhá-los pode deixá-los mais saudáveis. Isso acontece principalmente porque certos vegetais, incluindo cenouras, espinafres e brócolis, têm paredes celulares muito espessas e que o corpo humano não consegue processá-las muito bem. Os nutrientes desses vegetais estão dentro dessas células. Cozinhar ajuda a deteriorar essas paredes celulares e, dessa forma, nossos corpos conseguem absorver mais nutrientes desses vegetais.
Então, como você pode cozinhar seus vegetais de forma a obter o máximo de seus nutrientes? Isso varia muito de vegetal para vegetal, mas se for para responder de maneira bem simples, aqui vai a resposta: cozinhe a vapor ou no microondas usando o mínimo de água possível. É difícil dar errado com esses métodos, já que os vegetais são cozidos em menos tempo e principalmente em seus próprios sucos.
Ainda assim, há uma resposta mais simples: apenas coma os seus legumes. Assados, tostados, cozidos ou crus – se você comê-los já estará indo muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário