sábado, 15 de outubro de 2011

Alergias Alimentares


Fonte: Revista Menu Água na Boca
Alguns alimentos como o leite e o glúten podem provocar reações bastante desconfortáveis em algumas pessoas. Saiba como isso ocorre e quais são as principais alergias alimentares.
Existe muita confusão envolvida na definição de alergia alimentar. Na literatura popular, este termo freqüentemente inclui qualquer sensibilidade a um determinado alimento ou substância que cause uma reação. A maior incidência de alergia alimentar é na primeira infância, diminuindo na segunda infância e muito mais baixa na vida adulta. O risco de desenvolvimento da alergia alimentar depende da hereditariedade, exposição ao alimento, sensibilidade intestinal e fatores ambientais (stress, poluição, frio etc.)
Vamos abordar a alergia alimentar da seguinte maneira: quando se ingere um determinado alimento, ocorre alguma reação adversa. Tais reações podem surgir de diferentes maneiras:
  • Gastrointestinal: ocorre em 70% dos casos e observa-se dor abdominal, náusea, vômito, diarréia, sangramento gastrointestinal.
  • Cutânea: ocorre em 24% dos casos e observa-se urticária, eczema.
  • Respiratória: ocorre em 696 dos casos e observa-se rinite, asma, tosse.
Em crianças, os alimentos mais comumente relatados como causadores de reações adversas são o leite de vaca, soja, amendoim, ovos, trigo e peixe. Entretanto, a alergia alimentar pode se desenvolver com a ingestão de qualquer alimento incluído na dieta. Em adultos, os grandes vilões são, na maioria das vezes, os crustáceos, amendoim, frutas oleaginosas (castanhas e nozes) e grãos.
Alergias mais comuns:
  • Aditivos alimentares: conservantes, corantes e aromatizantes. O indivíduo pode ser alérgico a um determinado componente e a urticária é a reação mais comum. O glutamato monossódico, muito utilizado na culinária oriental, pode provocar enxaqueca, náusea, vômito em jato, dor abdominal e asma.
  • Deficiência de lactase ou intolerância à lactose: é a mais comum; em média, 70% dos adultos do mundo inteiro possuem intolerância à lactose. Isso ocorre porque esses indivíduos possuem quantidade insuficiente ou até ausência da enzima lactase, responsável pela digestão do açúcar do leite (lactose). Ou seja, o que ocorre nessa intolerância é a não digestão da lactose, ocorrendo fermentação e surgimento dos sintomas. Os principais incluem eólica abdominal, flatulência e diarréia.
  • Doença celíaca: não é considerada uma alergia alimentar e sim um distúrbio causado por uma reação à gliadina - um componente do glúten presente no trigo, centeio, aveia e cevada. A gliadina provoca lesões no intestino, interferindo negativamente na absorção dos nutrientes, podendo até causar hemorragia intestinal. Outras manifestações desse distúrbio são cãibras musculares e fraqueza. Assim, o indivíduo que tem a doença celíaca não pode ingerir alimentos que contenham glúten. O glúten pode estar presente nos alimentos tanto como ingrediente básico (isto é, apresentado como trigo, centeio, aveia ou cevada), quanto adicionado na forma de um derivado, quando o alimento é preparado ou processado. Sendo assim, é muito importante ler o rótulo dos alimentos cuidadosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário