sábado, 15 de outubro de 2011

Alimento Diet x Light


Por www.fleischmann.com.br
Alimento Diet
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo diet pode ser usado em dois tipos de alimentos:
  • Nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio);
  • Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares).
Os alimentos dietéticos, classificados pelo Ministério da Saúde, são aqueles produzidos de forma que sua composição atenda às necessidades de pessoas com exigências físicas, metabólicas, fisiológicas e/ou que sofrem de doenças específicas.
Resumindo, o termo "Diet" pode ser utilizado somente para alimentos dietéticos que são: alimentos para dietas especiais, com restrição de açúcares, de sódio, de gorduras, de colesterol, de aminoácidos e de proteínas; alimentos para dietas de controle de peso e alimentos para dietas enterais (dieta por sonda). Então, os produtos que não contém açúcar, são indicados para diabéticos; os sem sal para hipertensos, os sem gordura para quem luta contra o colesterol.
O produto Diet não pode conter açúcares do tipo: sacarose, glicose e frutose, sendo permitida a existência do açúcar natural ao alimento como, por exemplo, a geléia diet que tem como açúcar natural a frutose. Alguns produtos podem possuir uma grande quantidade de carboidratos na sua composição.
Exemplos: Todos os pães possuem farinha, que é rica em carboidratos; o que diferencia no caso do pão diet é sua composição isenta de açúcar simples ou gordura. Os achocolatados anunciam que não tem açúcar, mas tem carboidratos.
Os alimentos restritos em carboidratos (pão, chocolate, bala diet) ou gorduras (iogurte desnatado 0% de gordura) podem conter no máximo 0,5 grama do nutriente por 100 gramas do produto. Já os alimentos restritos em proteínas devem ser isentos desse nutriente. Como a quantidade permitida nos alimentos com restrição de carboidratos e gorduras é muito pequena, é comum a definição de alimento diet sendo o produto isento de um nutriente especifico.
O chocolate diet deve ser evitado pelas pessoas que querem emagrecer, pois ele tem uma maior adição de gordura, onde apresenta valor calórico próximo do chocolate normal. Ele é indicado para pessoas diabéticas, devido sua composição ser isenta (restrito) em açúcar (carboidrato).

Indivíduos Diabéticos
Hoje em dia, as pessoas com diabetes possuem uma dieta mais elaborada. Onde os carboidratos entram em uma grande proporção da dieta (de 50 a 60%). Isso porque os carboidratos são divididos em simples e complexos. Os simples são: glicose, frutose e sacarose (açúcar refinado) e os complexos são encontrados em alimentos que têm amido como as leguminosas, aveia, arroz, batatas e pão.
Esses demoram mais para serem absorvidos pelo organismo, evitando os picos de glicemia no diabético ao contrário dos açúcares simples, já citados, que entram imediatamente na corrente sangüínea.
Assim, o carboidrato deve entrar na dieta na forma de pães integrais, frutas (de preferência com casca), hortaliças, leguminosas e evitando grandes quantidades de uma só vez para manter sempre uma dieta balanceada e saudável.

Alimento Light
A definição de alimento light deve ser empregada nos produtos que apresentam redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias. Comparado com o alimento convencional, o termo "Light" pode ser utilizado apenas quando forem cumpridos os atributos "reduzido" ou "baixo".
Para ocorrer a redução de calorias é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gordura e proteína). Assim, a redução de um nutriente não energético, por exemplo, sódio (sal light) não interfere na quantidade de calorias do alimento.
É destinado para o consumidor que quer emagrecer ou manter o peso. Possuem pouca ou nenhuma gordura, com menos açúcar, menos calorias que os convencionais, desde que este "menos" não vá além de 25%.
Na alimentação para emagrecer, os produtos devem ser usados com muito cuidado, pois muitas vezes por ele ser menos calórico tem-se a idéia de que pode ser usado em maior quantidade. E um produto light ingerido em grande quantidade pode engordar mais do que se usasse um produto normal. Eles devem ser consumidos como alternativa na alimentação.

Concluindo
A primeira diferença entre alimento diet e light esta na quantidade permitida de nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional. A segunda diferença é a conseqüência da primeira: o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentam algum tipo de doença (diabetes, colesterol elevado, celíacos, fenilcetonúricos). Se o alimento light apresentar eliminação do nutriente, por exemplo, o açúcar (refrigerante light) poderá ser consumido por diabéticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário