segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Os segredos dos chás


Chá de Alecrim, Alfazema, Arnica, Camomila, Catuaba, Erva Cidreira e Doce, Hortelã, Jasmim, Carqueja, Menta, Malva, Maracujá


O chá é uma bebida com cafeína, uma infusão feita ao encharcar em água quente por alguns minutos as folhas secas do arbusto Camellia sinensis. Em adição, o chá pode conter outras ervas, temperos ou aromatizantes de frutas.
A expressão "chá de ervas" ou simplesmente "chá" é freqüentemente usada para qualquer infusão de ervas ou frutas, mesmo que não contenha Camellia sinensis. Os chás mais populares são os de alecrim, alfazema, arnica, camomila, catuaba, erva cidreira e doce, hortelã, jasmim, carqueja, menta, malva, e maracujá. Porém, o chamado "chá verdadeiro" é aquele proveninete da planta Camellia sinensis.
A planta do chá provavelmente é originária do sudeste da Ásia. A origem histórica do chá como erva medicinal utilizada para manter acordado não é clara. A China é considerada o berço da bebida do chá e seu uso está registrado desde pelo menos o ano 1.000 A.C. 
O chá verdadeiro é uma fonte natural do aminoácido teanina, metabólitos da cafeína e substâncias antioxidantes que protegem o organismo dos danos dos radicais livres. Chás praticamente não têm carboidratos, gorduras e proteínas.
Os tipos de chás são classificados de acordo com o processo pelo qual passam. As folhas da Camellia sinensis começam cedo a oxidar e murchar logo depois de colhidas. A folha torna-se progressivamente escura porque a clorofila é quebrada e os taninos liberados. O próximo passo é parar o processo de oxidação em um determinado estágio com aquecimento, o qual desativa a resposta enzimática. Como o chá preto isso é feito simultaneamente com o secamento.
O chá é tradicionalmente classificado baseado na sua técnica de produção em:
* Chá verde - folha não oxidada nem murchada.
* Chá amarelo - folha não oxidada nem murchada, mas amarelada.
* Chá branco - folha murchada, mas não oxidada.
* Chá preto - folha murchada, esmagada e totalmente oxidada.
* Oolong - folha murchada e parcialmente oxidada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário