segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Alimentos com suas vitaminas A, B, C, E, D, K


 
Alimentos com vitamina A
Vitamina A é encontrada naturalmente em muitos alimentos, principalmente frutas, vegetais e fígado.

Frutas que contém vitamina A em boas quantidades:
Melão, damasco, papaia, manga.

Vegetais ricos em vitamina A:
Cenoura, brócolis, batata doce, couve, espinafre, abóbora, ervilha, beterraba.

Outras fontes de vitamina A:
 Fígado (maior fonte), manteiga, ovos.
Alimentos com vitamina E

A vitamina E é obtida pelas plantas através da luz solar. Boas fontes de vitamina E são sementes de girassol, nozes, amendoim e germe de trigo.
Alimentos ricos em vitaminas B
As vitaminas B (como B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12) vêm de numerosas fontes naturais como: batatas, bananas, lentilhas, pimenta, óleo de fígado, peru e atum. Levedo e melado são duas fontes especialmente boas de vitaminas B. Devido às suas quantidades de levedo, as cervejas são boa fonte de vitaminas B. As bebidas energéticas muitas vezes têm adição de vitaminas B.
Fontes de vitamina C
As fontes naturais mais ricas de vitamina C são frutas e vegetais. Vitamina C também está presente em alguns cortes de carne, especialmente o fígado. Algumas frutas e vegetais ricos em vitamina C incluem: acerola, kiwi, pimentão, pimenta malagueta, brócolis e frutas cítricas.
Alimentos com vitamina D

A vitamina D é produzida na pele exposta ao sol. Em lugares nos quais há pouca exposição solar, é importante incluir na dietas alimentos com vitamina D, o quais incluem: óleo de peixe, peixes gordurosos (salmão, sardinha, bagre, cavalinha, atum), cogumelos e ovo.
Alimentos fontes de vitamina K

A vitamina K é encontrada em vegetais (como espinafre, alface, repolho, soja e brócolis), farelo de trigo, carnes, cereais, frutas (com abacate, kiwi e banana), laticínios, e ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário