segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Azia:Causas, alimentos, dieta, tratamento, antiácidos



Azia é uma sensação de queimação no esôfago. A dor geralmente eleva-se até o peito e pode irradiar até o pescoço e garganta. A sensação de queimação é causada pela exposição do esôfago ao conteúdo ácido do estômago. Azia também foi identificada como uma das causas de asma e tosse crônica.
Causes da azia

Alimentos que podem causar azia:
* Café, chá, refrigerantes tipo cola e cafeinados.
* Álcool.
* Chocolate.
* Frutas cítricas.
* Tomate e molho de tomate.
* Alimentos apimentados e gordurosos.
* Hortelã.
Prevenção da azia

Se azia acontecer quando estiver deitado, elevar a cabeça com travesseiros ou sentar geralmente provê alívio, porém deve-se ter cuidado para evitar colocar estresse contínuo no pescoço. Procurar não consumir certos alimentos antes do horário de dormir também é aconselhável para evitar ataques de azia.
Tratamento com antiácidos

O tratamento diário com antiácidos é eficiente em 25-30% das pessoas com doença do refluxo gastrintestinal. Medicamentos bloqueadores de ácido são mais eficientes para casos mais leves.
Dieta restritiva
Um dieta restritiva é importante, já que 90-95% dos que sofrem com azia podem relacionar os sintomas a alimentos específicos. 
Assim, é importante que pessoas que sofrem de azia controlem sua dieta escolhendo os alimentos e bebidas que têm menor risco de causar refluxo ácido e evitando os que são principais disparadores da azia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário