segunda-feira, 10 de outubro de 2011

HIV e AIDS - Qual a diferença?




Qual a diferença entre HIV e AIDS

O HIV é o vírus que causa a doença AIDS. Embora o HIV cause AIDS, uma pessoa pode ser infectada pelo HIV por muitos anos antes que desenvolva AIDS.
Quando o HIV entra no corpo, ele infecta células do sistema imunológico. Essas células são chamadas CD4. Elas são parte importante do sistema imunológico e ajudam o corpo a lutar contra infecções e doenças. Quando essas células não funcionam bem, a pessoa tem maior probabilidade de ficar doente.
Geralmente a contagem de células CD4 em alguém com o sistema imunológico saudável varia de 500 a 1.800 por milímetro cúbico de sangue. AIDS é diagnosticada quando a contagem de células CD4 fica abaixo de 200. Mesmo que a contagem for acima de 200, AIDS pode ser diagnosticada se o paciente tem HIV e certas doenças como tuberculose.
Há vários estágios de infecção pelo HIV que o paciente passa antes da AIDS se desenvolver.

Infecção. O primeiro estágio é logo depois da pessoa ser infectada. O HIV pode infectar células e se copiar antes do sistema imunológico começar a responder. A pessoa pode sentir sintomas similares à gripe nesse período.

Reposta. O próximo estágio é quando o corpo responde ao vírus. Mesmo que a pessoa não sinta qualquer diferença, o corpo está tentando combater o vírus fazendo anticorpos contra ele. É nesse estágio que a pessoa pode ser diagnosticada como HIV positiva.
Estágio sem sintomas. A pessoa pode entrar nesse estágio no qual não apresenta sintoma. Isso é chamado infecção assintomática. O HIV está no corpo e pode está causando danos que a pessoa não sente.
Estágio com sintomas. A infecção sintomática é quando a pessoa desenvolve sintomas, como certas infecções.
AIDS. A AIDS é diagnosticada quando o paciente tem uma variedade de sintomas, infecções e resultados específicos de testes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário