segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dor abdominal




O que é?
A dor abdominal pode ser um dos sintomas associados a desordens passageiras ou doenças sérias. Fazer um diagnóstico definitivo da causa pode ser difícil, uma vez que várias doenças podem provocar dor abdominal. 
A dor abdominal é geralmente classificada como: sendo aguda ou crônica, por sua progressão, natureza (lancinante, insensibilidade, cólica), distribuição e pela caracterização dos fatores que a fazem piorar ou aliviar.
Tipos e mecanismos da dor abdominal
* A dor associada à inflamação do peritoneo parietal é constante, de intensidade moderada e é agravada pelas mudanças na tensão do peritoneo causada por pressão ou mudança de posição. Essa dor abdominal é geralmente acompanhada por tensão nos músculos abdominais contraindo para aliviar a tensão.

* Dor abdominal associada à obstrução cavidade visceral é geralmente intermitente ou cólica.
* A dor associada a alterações vasculares abdominais (trombose ou embolismo) pode se súbita ou com aparição gradual, severa ou moderada. Dor associada à ruptura de um aneurisma aórtico abdominal pode irradiar para as costas, flancos ou genitais.
* Dor sentida no abdômen pode ser reflexo de outra área e a dor abdominal também pode irradiar para outros lugares do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário