segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Quando barriga atrapalha - Abdominais


      

Certa ocasião a Revista Caras publicou uma pesquisa, no mínimo interessante. Às mulheres incomoda muito mais a barriga do homem do que a calvície. Algumas até vêem um certo charme na calvície mas não consegue ver charme nenhum no barrigudinho.

De qualquer forma, a calvície pode ser disfarçada, mas a barriga... e por incrível que pareça, é a pergunta mais formulada. Como acabar com ela? Vamos conhecer um pouco mais esses músculos alvos de tanta discussão e "desculpites"?

Pois bem. Os músculos abdominais são os responsáveis pela sustentação dos órgãos e das vísceras, pelo equilíbrio postural e participam da respiração.
Dor na coluna! Como tem gente reclamando, né? Lordose, escoliose, cifose e outras "oses" da vida, direta ou indiretamente pode ter a ver com a flacidez abdominal.

Os músculos abdominais, para efeito de estudos, são quatro: retos abdominais, oblíquos internos e externos e o transverso do abdome. Alguns estudiosos consideram o diafragma (que divide a cavidade torácica da abdominal) como músculo abdominal. Bom, se a gente considerar a sua localização, seria uma espécie de teto da barriga, né!!!
Alguns desses músculos contribuem para funções fisiológicas tais como: micção, expiração forçada, vômitos, tosses e... relações sexuais. No mínimo um bom motivo para fazer abdominal todo dia, né? "Sem essa bicho!" A barriga atrapalha, e atrapalha mesmo.

Pra gente colocar a barriga no lugar certinho, não basta sair por aí fazendo abdominal "adoidado", sem critério. Isso tem método e existe muita gente por aí fazendo tudo errado.
Antigamente via-se as pessoas fazendo abdominal, daqueles de deitar no chão e sentar abraçando as duas pernas. As organizações militares, em seus chamados "TAF"( Teste de Aptidão Física), usam isso até hoje. Fazer "tantos" abdominais em "tantos" segundos. O Colégio Americano de Medicina Esportiva já provou pela cinesiologia que "esses" exercícios podem sobrecarregar a coluna lombar.

Como toda atividade física, os exercícios destinados à definição muscular do abdome, deve seguir uma ordem lenta, gradual e progressiva voltados para a força que envolva todos os músculos do abdome (reto abdominal, oblíquos interno e externo e transverso). No mais... é disposição.

Quem apenas deseja um abdome bonito e eficaz não precisa de exageros.

Tem gente fazendo 1000 abdominais diários. Somente atletas cujas modalidades esportivas sejam bem específicas, tais como iatistas que ficam pendurados na borda do barco, lutadores e alguns esportes de contato físico, justifica-se séries enormes e outras formas de fortalecimento dessa massa muscular.

Em muitas monografias de estudantes de Educação física tem sido comprovado que uma série de 200 abdominais subdivididos em 50 superior (antigo Supra), 50 Inferior (antigo Infra), 50 Flexões laterais de cada lado, atende-se perfeitamente os objetivos de quem procura qualidade de vida.
Partindo ainda dessa premissa, os abdominais com rotação devem ser evitados "com sobrecarga" por conta da formação estrutural dos discos intervertebrais. Eles são formados na sua parte externa pelo anel fibroso disposto em várias camadas concêntricas como se fossem as raias do cano de uma arma, em ângulos diferentes. Quanto mais central, maior o ângulo, fato que proporciona a resistência e a proteção do núcleo ou suco pulposo. (Kapandji - 2000). Essa é a justificativa da sugestão, não significa ser proibido.

Nas boas academias tem sido orientado que os abdominais Supra, partindo da posição deitado com as pernas flexionadas, pés apoiados no chão e as mãos entrelaçadas atrás do pescoço, a flexão não precisa passar de 30° do total de 90°. Acima disso a coluna lombar começa a se afastar do chão estando sujeita a sobrecarga, além de os retos abdominais deixarem de ser tão exigidos. Nas flexões laterais, no momento em que a escápula se afasta do chão, os oblíquos externos e internos serão trabalhados. A premissa é a mesma. A coluna lombar não deve sair do chão.

Os abdominais Infra Umbilicais são os que mais facilmente as pessoas erram e não gostam de fazer. Eles trabalham principalmente toda a parte baixa do abdome os flexores do quadris e coxas. Deitado de costas com as pernas bem flexionadas e juntas, o exercício consiste em tentar tirar o bum bum do chão levando os joelhos em direção aos ombros sem tocá-los. O erro mais comum é deixar o peso das pernas aproximarem os pés do chão. Isso faz a coluna arcar provocando uma hiperlordose. Muita gente tem uma barriga bonitona, só em cima. Abaixo do umbigo fica aquele "ovo feio". É falta de exercício abdominal Infra Umbilical. É mole?... É.
Cartas para essa coluna:
Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 3529 - E-mail: lcmoraes@compuland.com.br

Para Refletir: Com os ouvidos podemos aprender, com a boca ensinar... Se temos dois ouvidos...

Sobre a Ética - Conhecimento todos podem ter. Bom senso nem todo mundo tem. Ética também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário