segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Exercícios abdominais




Pergunta: Qual a importância dos exercícios abdominais?
O importante não é só a barriga de tanquinho !!!!.

Atrás da parede abdominal encontram se as partes vitais do nosso organismo, portanto os exercícios abdominais ajudam a manutenção da tonicidade muscular desta região do corpo, evitando a degeneração da fibras que acabam se relaxando pela pressão e pelo peso dos órgãos.

Os exercícios abdominais promovem a saúde e também a estética.
A parede abdominal é composta de músculos, como o reto abdominal, os oblíquos internos e externos e os músculos transversos. A gordura acumula-se em forma de capa e para que ela não se exceda devemos fazer exercícios abdominais.

Os movimentos do corpo provem da ação da gravidade e da contração muscular, músculos e ossos formam um sistema de alavancas que produzem os movimentos.

A musculatura abdominal mantém o tronco ereto evitando a diminuição das funções orgânicas.

A nossa musculatura abdominal quando é fraca dificulta a eliminação de resíduos, facilita a formação de hérnias, o surgimento de hemorróidas. 
Quando esta musculatura é forte evita se a oscilação pronunciada da pélvis e isto prejudicam o desenvolvimento da corrida.

Os músculos abdominais quando não trabalhados fazem com que o estomago fique dilatado por não encontrar resistência, o individuo passa a ingerir mais alimentos, vindo desta forma a obesidade.

A redução do tecido gorduroso no abdômen ocorre quando fazemos corridas longas e lentas, caminhadas e exercícios abdominais, este tecido gorduroso é melhor metabolizado no organismo.

Os músculos abdominais são flexores da coluna vertebral, e para que possamos melhor a nossa força abdominal são sugeridos os seguintes exercícios:
* Flexão do tronco em decúbito dorsal
* Rotação do tronco com flexão dos joelhos e quadril – elevação das pernas paralelas e alternadamente.

Por tudo isso fica evidenciada a importância dos exercícios abdominais, mas os leitores do Copacabana Runners não devem esquecer que o fundamental é correr, correr, correr, caminhar, caminhar, caminhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário