segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Stress - Causas, sinais, controle e alívio




O stress é algo que não deve ser negligenciado. Ele é um dos problemas mais freqüentes e duradouros que aflige diariamente desde estrelas do esporte até trabalhadores de escritório. O stress pode ser causado por uma variedade de coisas como lesão, trabalho, casamento ou família. 
Escolher ignorar o stress pode levar a problemas de saúde físicos e mentais. Stress também é conhecido como resposta para lutar. Ao ignorar o stress é engatilhada a resposta natural do corpo, causando elevação na taxa de respiração e freqüência cardíaca. Stress contínuo futuramente pode lesionar o corpo se não for tratado. Entender o processo do stress é importante para compreender de onde ele está se originando, sinais para observar, resultados de ignorá-lo, e como aliviá-lo.

Causas do stress

É importante determinar a causa do stress para que ele possa ser controlado efetivamente. O “National Institute of Occupational Safety and Health” (NIOSH) relacionou as seguintes causas possíveis do stress no trabalho:
* Ambiente (psicológico) de trabalho.
* Estilo de liderança.
* Relacionamentos interpessoais.
* Obrigações no trabalho.
* Preocupações com a carreia.
* Condições do ambiente.
Outras possibilidades que podem causar stress e devem ser consideradas são:
* Depressão.
* Família.
* Preocupação com a saúde.
* Lesão.
* Atitude negativa.

Sinais de alerta de stress

A NIOSH relacionou os sinais de alerta de stress mais comuns como os seguintes:
* Dor de cabeça.
* Distúrbios no sono.
* Pavio curto.
* Estômago irritado
* Insatisfação no trabalho.
* Moral baixa.

Conseqüências do stress

O stress, quando ignorado, pode levar a problemas físicos e mentais. Anderson e Williams no artigo “A model of stress and athletic injury: Prediction and prevention” indicou que o stress negativo pode resultar em falta de concentração e tensão muscular, os quais por sua vez podem ocasionar as seguintes lesões e problemas de saúde:
* Doença cardiovascular.
* Dor nas costas.
* Dor no ombro.
* Contraturas crônicas.
* Sistema imunológico enfraquecido.
* Desordens psicológicas.
* Doença degenerativa do disco.

Os resultados do atleta ficar lesionado e passar pela reabilitação exacerba o stress. É importante reconhecer alguns sinais clínicos que podem ser observados, como:
* Alterações nos hábitos de alimentação e/ou sono.
* Dificuldade de concentração.
* Falta de interesse em atividades antes prazerosas.
* Reação inapropriada a situações de stress com reação exageradamente violenta ou, ao contrário, exageradamente passiva.
* Envolvimento diminuído em relacionamentos sociais.
* Histórico de depressão no passado ou histórico familiar de depressão. 

Controle e alívio do stress

Depois de encontrar a causa do stress é importante achar maneiras positivas de controle e alívio do stress. Algumas recomendações podem incluir:
* Exercício físico consistente.
* Yoga.
* Escutar música.
* Permitir tempo a si mesmo.
* Manter equilíbrio na vida.
* Administrar melhor o tempo.

O stress é um problema muito importante, sobre o qual a pessoa deve falar ao invés de ignorar. Stress eventualmente começa com algo pequeno e acaba acumulando em grandes problemas de saúde que impedem a pessoa de trabalhar eficientemente. Caso tenha stress, procure identificar a causa e faça algum positivo para o controlar e aliviar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário