segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Gastrite



Gastrite não é uma única doença, mas significa a inflamação do revestimento do estômago. A gastrite pode ser causada por ingerir muita bebida alcoólica, uso prolongado de remédios anti-inflamatórios não-esteróides, ou infecção por bactéria como a Helicobacter pylori.  
Algumas vezes a gastrite desenvolve-se depois de uma grande cirurgia, lesão traumática, queimadura ou infecção grave. Algumas doenças, como anemia perniciosa, desordens do sistema auto-imune e refluxo crônico da bile também podem causar gastrite.
O sintoma mais comum é incômodo ou dor estomacal. Outros sintomas são vômitos, inchaço abdominal, náusea e sensação de queimação no abdome superior. Sangue no vômito ou evacuação negra podem ser sinais de sangramento no estômago, o qual pode indicar um problema sério que requer atenção médica imediata.
Gastrite é diagnosticada através de um ou mais testes:
·         Endoscopia gastrointestinal superior. O médico insere o endoscópio, um tubo fino contendo uma pequena câmera, através da sua boca (ou as vezes do nariz) e o leva até seu estômago para ver o revestimento estomacal. O médico verificará se há inflamação e pode remover uma pequena amostra do tecido para testes. Esse procedimento de remoção de tecido é chamado de biópsia.
·         Teste sangüíneo. O médico pode checar a contagem de células vermelhas para ver se você tem anemia, a qual pode ser causada por sangramento no estômago.
·         Exame de fezes. Esse teste verifica a presença de sangue nas fezes, um sinal de sangramento.
O tratamento geralmente envolve tomar medicamentos para reduzir a acidez estomacal e desta forma aliviar os sintomas e ajudar na cura (acidez estomacal irrita o tecido inflamado no estômago). Também é recomendado evitar certas comidas, bebidas ou medicamentos.  
Se a gastrite for causada por uma infecção, o problema pode ser tratado também. Por exemplo, o médico poderia prescrever antibióticos para eliminar a infecção por H. pylori. Converse com seu médico antes de interromper qualquer medicamento ou começar um tratamento para gastrite por conta própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário