segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Exercício, esporte ou tipo de ginástica para perder barriga



Pergunta: Qual o melhor exercício, esporte ou tipo de ginástica para perder barriga?
O peso corpóreo é o resultado da interação de genes e influência ambiental, fatores psicológicos incidem no acúmulo de gordura. Numerosas pesquisas científicas mostram que existe uma linha genética que provoca o aumento de gordura.
A mutação do gene específico da obesidade que é chamado obesidade o-Ob, interfere no metabolismo, no apetite e no depósito de gordura. Este gene ativa o tecido adiposo e causa uma síntese hormonal protéica que se chama leptina, que quando é liberado circula no sangue.
Mesmo com este fator genético a possibilidade de diminuição do peso corpóreo é muito grande, pois a corrida longa e lenta, a natação longa e lenta, a caminhada diária ritmada, promovem a diminuição do peso em poucas semanas, inclusive na região abdominal. Exercícios abdominais, sem muita intensidade. flexões, exercícios localizados, ajudam neste processo. Para o atleta, para o sedentário, a necessidade de um ritmo de exercícios seqüentes é fundamental. Freqüência na atividade diária, intensidade e tempo são, básicos para qualquer tipo de programa que objetive o emagrecimento e perda de tecido adiposo.

Independente da atividade física é necessário o controle do conteúdo calórico dos alimentos ingeridos, o maior segredo é a qualidade dos alimentos e não a quantidade, assim perde-se peso sem prejudicar a saúde. O controle da ansiedade, o repouso, o sono são elementos essenciais na busca de redução do peso corpóreo, principalmente na região abdominal.
Carlos Gomes Ventura (Carlão)
Telefone: (11)3686-5384 - e-mail: cgventura@uol.com.br


O melhor exercício para perder a famigerada barriga, é o exercício aeróbico, ou seja, acima de 40 minutos diariamente. Também, os exercícios abdominais, fechar um pouco a boca, educar-se na alimentação, alimentar-se 6 vezes ao dia de forma moderada.

Como conseguimos emagrecer sem recorrer a dietas milagrosas, comendo normalmente (de forma educada)?

Enganando o organismo. Como? Eu explico.

Alimentar-se 6 vezes ao dia, não quer dizer que você comerá feito um louco, mas, comer de forma educada, apenas para satisfazer as necessidades do organismo. Como seria isso? Antes de exercitar-se pela manhã (ao acordar), ou seja, 1 hora antes, faça um desjejum, uma bolachinha, um pão integral com um copo de suco, só para enganar o estômago, pois, saco vazio não para em pé, você passou mais de 8 horas sem se alimentar.
Depois dos exercícios e do banho, aí sim, faça o seu café da manhã reforçado, a primeira refeição do dia é a mais importante, faz com que o esqueleto se mantenha de pé. Primeira refeição do dia.

1 hora antes do almoço, coma uma fruta, para novamente enganar o estômago. Segunda refeição do dia.

Almoço, coma a vontade, não esquenta a cabeça, não fique com dor na consciência, na manhã seguinte você estará queimando tudo isso. Terceira refeição do dia.

Lanche da tarde, sei lá, pode ser um fruta, ou uma média, o nutricionista é que vai definir. Quarta refeição do dia.

Jantar, de preferência 4 horas antes de ir dormir, comidas leves. Quinta refeição do dia.

E finalmente uma merendinha para ir dormir, pode ser um mingau sei lá, o nutricionista que define. Sexta refeição do dia.

Vocês viram que o estômago está sempre com alguma coisa dentro, por que isso?

Pelo seguinte, se você faz dieta, ou seja, bebe só água, dieta da Lua, do diabo, essas porcarias deixam o seu organismo debilitado, sujeito à virose, e tem outra coisa, com o estômago vazio, o organismo vai entender que deve acumular gordura para não morrer, aí o sujeito em vez de perder gordura, vai é acumular e o metabolismo será mais lento. Já, você mantendo o estômago sempre com uma coisinha dentro, organismo vai entender que está tudo bem, aí o metabolismo pode ficar mais acelerado, lógico, o exercício tem que fazer parte desta dieta, que deverá ser balanceada por um nutricionista, pois, vai depender de quanto você vai queimar de calorias nos exercícios.

É isso, alimentação regrada e exercícios, a tua barriga vai para o espaço e você vai causar inveja nos colegas do tipo, “Pó, tu ta sarado(a)!”.


Resposta do Professor Luis Tavares

O melhor exercício, esporte ou tipo de ginástica para perder barriga seria um conjunto de trabalho localizado com aeróbia, ou seja associar alguns dias com trabalhos aeróbios como corrida ou caminhada, com outros dias de trabalho localizado como musculação.

Ideal seria correr terça, quinta, sábado e domingo em média de 1 hora de atividades e segunda, quarta e sexta reservado para a musculação.

Com certeza haverá resultado satisfatório a curto prazo. 
 
Qual o melhor exercício, esporte ou tipo de ginástica para tirar a barriga? Esse exercício deve ter os seguintes requisitos:
* Envolver grandes massas musculares.
* Ser feito por vários minutos ao longo do dia e somar algumas horas no final da semana.
* Deve ser de fácil execução para quem for praticar.
* Atingir uma intensidade mínima de trabalho mas não forte demais.
* Ser fácil de praticar em qualquer local, terreno e clima.
* De preferência não requisitar equipamentos caros ou sofisticados demais.
* E por último propiciar prazer ao praticante.

Então temos: natação, remo, ciclismo, caminhada e corrida.Talvez a caminhada e a corrida atendam todos os requisitos acima. Mas lembre-se não existe o melhor, mas sim aquele que atinge mais requisitos de acordo com seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário