segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Artrose – Osteoartrite



O que é artrose ou osteoartrite?
Artrose, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é o tipo mais comum de artrite, especialmente em pessoas idosas. Artrose afeta principalmente a cartilagem, o tecido forte mas flexível que cobre as extremidades dos ossos onde eles se encontram para formar uma articulação. A cartilagem saudável permite ao osso deslizar sobre o outro. Ela também absorve o choque da movimentação. Com a artrose, ou osteoartrite, a camada da superfície da cartilagem quebra e rompe. Isso ocasiona atrito entre ossos sobre a cartilagem, causando dor, inchaço e diminuição de movimentação nas articulações. Com o tempo, a articulação pode perder seu formato normal. Adicionalmente, um pequeno depósito de osso, chamado de osteófito, pode crescer nas bordas da articulação. Pedaços de osso ou cartilagem podem quebrar e flutuar para dentro do espaço na articulação, causando mais dor e danos.
Pessoas com artrose geralmente têm dor nas articulações e alguma limitação de movimentos. Diferente de outras formas de artrite, como artrite reumatóide, artrose afeta apenas a função das articulações, não incidindo sobre o tecido da pele, olhos e vasos sanguíneos. Na artrite reumatóide, a segunda forma mais comum de artrite, o sistema imunológico ataca o tecido das articulações, ocasionando dor e inflamação. A artrite reumatóide tipicamente ataca pessoas mais jovens que a artrose.
Como a artrose afeta as pessoas?
Pessoas com artrose geralmente experimentam dor e rigidez nas articulações. As articulações mais comumente afetadas são aquelas no final dos dedos (perto da unhas), polegar, pescoço, região lombar, joelhos e quadril. Artrose afeta pessoas de forma diferente. Embora em alguns a artrose progrida rapidamente, na maioria das pessoas o dano às articulações desenvolve-se gradualmente no curso de anos. Em algumas pessoas a artrose é relativamente moderada e interfere pouco na vida cotidiana, enquanto em outros ela causa dor forte e é desabilitante. 
Ainda que a artrose seja uma doença nas articulações, seus efeitos não são apenas físicos, podendo afetar negativamente o estilo de vida e finanças de algumas pessoas.
Efeitos na estilo de vida podem incluir:
* Limitação das atividades diárias.
* Limitações no trabalho.
* Depressão.
* Ansiedade.
* Sentimento de desamparo.
* Dificuldade de participar das brincadeiras e responsabilidades cotidianas pessoais e familiares.
Efeitos financeiros podem incluir:
* Custo do tratamento.
* Perda de ganhos no trabalho por causa do efeito desabilitante da artrose.
Afortunadamente, a maioria das pessoas com artrose pode ter uma vida ativa e produtiva apesar das limitações ao ter uma atitude positiva e seguir o tratamento com descanso, exercícios físicos e medicamentos para alívio da dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário