domingo, 2 de outubro de 2011

Bolsa de água quente deve ficar a temperatura que não queime a pele


Pediatra Ana Escobar respondeu a perguntas da web sobre contusões.
Machucado muda de cor porque as substâncias do sangue se degradam.

Bem Estar

Do G1, em São Paulo
Na sequência do Bem Estar, a pediatra e consultora Ana Escobar respondeu a perguntas da internet sobre contusões e se é melhor pôr gelo ou bolsa de água quente sobre a lesão.
Em caso de distensão muscular, se houver contratura, pode usar água quente. Caso ocorra também um inchaço, o gelo pode ser aplicado.
A temperatura ideal da bolsa de água quente é aquela que fica quente, sem queimar a pele. Para evitar problemas, pode-se colocar uma toalha por baixo. O tempo recomendado é até a temperatura esfriar.
Os machucados mudam de cor porque as substâncias do sangue vão se degradando, do roxo para o verde amarelado. Quem fica com hematomas frequentes no corpo sem ter batido deve procurar um médico.
Algumas pessoas são mais suscetíveis aos anti-inflamatórios, que se usados demais podem até provocar hepatite medicamentosa, decorrente de uma agressão ao fígado. Portanto, vá ao médico antes de tomar algum remédio.
Dependendo da batida, pode-se formar um carocinho, que com o tempo é absorvido pelo corpo. Água e sabão ou desinfetantes são melhores que álcool para passar em uma infecção, ressaltou a pediatra.
Se a inflamação for mais funda, a pomada pode não alcançar a lesão. Por isso, mesmo que o produto possa ser comprado sem receita médica, o ideal é ter a orientação de um profissional.
Não se deve esperar ficar roxo para pôr o gelo, que ajuda a diminuir a área de sangue extravasado dos vasos. E a médica sugere que, quando surgir bolha, a pessoa não a estoure.
Pus é sinal de contaminação por bactérias e infecção. Lavar com água e sabão e passar desinfetantes à base de iodo são passos importantes.
Em caso de varizes, não ponha gelo nem água quente. Deve-se cuidar da circulação, usar meias de compressão e fazer atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário