quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dicas para manter uma boa higiene íntima e evitar maus odores



Fonte: Saúde Plena


Suor, urina, umidade e células mortas. Embora o assunto seja constrangedor, tratar da higiene íntima é questão importante para a boa saúde e a manutenção da fertilidade da mulher. Se esses motivos já não são suficientes, especialistas também lembram que um simples descuido para causar desde ardência, irritação e um constrangedor cheiro ruim até a multiplicação de fungos e bactérias nocivos.

Para evitar esse monte de complicações, além de conhecer a importância de utilizar um sabonete específico na hora da higienização, é necessário lembrar alguns itens para não ficar nenhuma dúvida! Lembre-se: a sua higiene íntima depende só de você. Não deixe que a falta de tempo seja uma desculpa para não tomar os cuidados necessários.

Veja, abaixo, algumas dicas para cuidar bem da região e não ter problemas muito incômodos no futuro:

Como higienizar: coloque, na ponta dos dedos, uma pequena quantidade do sabonete. Realize movimentos circulares, contemplando todas as dobras. Evite trazer conteúdos da região perianal para a vulva, já que ela pode conter coliformes fecais, bactérias que habitam o tubo digestivo. Enxágüe na água corrente, que ajuda na remoção mecânica dos resíduos. Finalmente, use uma toalha seca e limpa para absorver a água restante.

Duração do procedimento:
não vale limpar tudo na correria, o que é bem comum. Também não se deve exagerar. O tempo de higienização não deve ultrapassar três minutos para evitar o ressecamento da pele. Dois minutos são o suficiente para fazer uma boa limpeza.

Esteja atenta ao pH:
opte por produtos que possuem o mesmo pH da sua área íntima. Por isso, evite sabonetes comuns e escolha sabonetes especiais para a região. Alguns sabonetes possuem o pH ácido, importante para manter a região íntima longe de odores indesejáveis, infecções e coceiras.

Mais suor exige mais rigor: faça a higienização íntima pelo menos três vezes ao dia, em épocas quentes. Nos dias frios, limpe a área apenas uma vez, para evitar ressecamentos.

Cuidado com o absorvente:
troque-o pelo menos três vezes ao dia. Caso você deixe o item por longos períodos no local, ele pode gerar cheiros indesejáveis.

Promova a respiração: calcinhas de algodão e roupas mais largas são indicadas para uma respiração adequada da área íntima. Evite roupas muito justas.

Fuja da umidade: evite ficar muito tempo com biquínis e maiôs molhados. A umidade excessiva da região íntima pode causar irritações, coceiras e até infecções. Seque o local sempre com uma toalha limpa.

Se observar algum problema, procure um médico: odores indesejáveis na região podem significar apenas um excesso de suor. Se o problema persistir, é importante procurar o seu ginecologista, pois pode ser sinônimo de infecção. Também é positivo que não haja vergonha em procurar conselhos médicos caso ache necessário. A higiene íntima é um assunto comum e deve ser abordado com freqüência. Tire todas as suas dúvidas com um especialista. Com isso, você irá se sentir bem mais segura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário