domingo, 2 de outubro de 2011

Coluna flexível

(Fonte: Salve o Meio Ambiente – Reader’s Digest)
Seleções - Reader's Digest
Se você trabalha muito em tarefas manuais ou passa o dia inteiro sentado na frente do computador, é importante manter a flexibilidade da coluna, a linha vital do corpo. Fazendo alguns exercícios, você evita que sua postura fique prejudicada e pode acabar de vez com as dores.

1 - Deite-se no chão, com uma toalha dobrada apoiando o pescoço. Estique os braços na altura dos ombros, com as palmas da mão para cima. Relaxe nesta posição por 10–15 minutos. Isso alivia a tensão muscular e permite que os discos que absorvem o impacto se encham de líquido.

2 - Sente-se numa cadeira com os pés afastados na direção dos ombros. Incline-se lentamente para a frente e para baixo, colocando as mãos na lateral dos pés. Deixe a cabeça pender frouxa entre os joelhos, mas não faça esforço com os músculos do pescoço. Mantenha a posição por 30 segundos e depois volte muito lentamente à posição sentada normal. 

3 - Faça rolamentos para manter a coluna saudável. Se você tiver uma bola utilizada nas aulas de Pilates, pode tentar o seguinte exercício: Deitada com as pernas estendidas e unidas, eleve os braços na altura do peito, com as mãos segurando a bola. Expire e eleve o tronco, ao mesmo tempo em que eleva a perna direita, até que o pé encontre a bola. Desça o tronco e a perna simultaneamente, inspirando. Faça 5 repetições e repita subindo a outra perna.

4 - A Yoga também tem posturas de torções que promovem uma ação eficaz sobre músculos e articulações, envolvendo toda a coluna vertebral, quadris e ombros. Você pode experimentar uma postura simples, denominada “Bharadvajasana”: Sente-se com as pernas esticadas à frente, com o quadril elevado do lado esquerdo, apoiado em dois cobertores dobrados. Dobrar ambas as pernas para o lado direito. Assim os pés ficam perto do quadril direito. Mantendo o quadril e joelhos apontados para a frente, levar as escápulas (osso) para dentro das costas, abrindo o peito e alongando a coluna para o teto. Ao expirar, vire abdômen, peito e ombros para o lado esquerdo, colocando sua mão direita no lado esquerdo do quadril apoiado nos cobertores. Desmanchar após um período de 20 a 30 segundos na posição. Fazer o lado contrário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário